SETOR PRODUTIVO

Desenvolvimento econômico do DF está na pauta de 25% dos deputados eleitos

O Perfil dos Parlamentares do DF 2023/2026 foi entregue pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) aos empossados. O guia mostra que os temas empresariais estão na pauta principal de 25,7% dos representantes eleitos pelo DF

Patrick Selvatti
postado em 02/01/2023 06:14 / atualizado em 02/01/2023 23:38
 (crédito: Moacir Evangelista)
(crédito: Moacir Evangelista)

Na solenidade de posse dos 24 deputados distritais, a publicação Perfil dos Parlamentares do DF 2023/2026 foi entregue pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) aos empossados. O guia — elaborado pela entidade desde 2011 a cada início de legislatura — mostra que os temas empresariais estão na pauta principal de 25,7% dos representantes eleitos para defender os interesses da capital do país, não somente na Câmara Legislativa, mas também na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. De acordo com o levantamento de 241 páginas, lançado oficialmente neste domingo (1º/1), o incentivo ao empreendedorismo, a redução dos custos do Estado, os programas de emprego e renda e o desenvolvimento tecnológico foram as agendas defendidas na campanha.

À publicação, os parlamentares responderam a perguntas específicas sobre empreendedorismo, emprego, melhora do ambiente de negócios, estímulo à indústria, ocupação do solo, logística, política urbana e meio ambiente e inovação e desenvolvimento tecnológico. O presidente da Fibra, Jorge Jamal Bittar, explica que a entidade espera entregar para a sociedade uma visão ampla do que pensam os parlamentares do DF sobre temas relacionados ao desenvolvimento local. "Também pretende ser útil para os empresários da indústria e para os sindicatos que compõem a Federação como ferramenta para debates com o Poder Legislativo sobre temas que afetam o setor industrial", completa.

Na solenidade de posse dos 24 deputados distritais, a publicação Perfil dos Parlamentares do DF 2023/2026 foi entregue pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Na solenidade de posse dos 24 deputados distritais, a publicação Perfil dos Parlamentares do DF 2023/2026 foi entregue pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) (foto: Fibra/Divulgação)

Defesa empresarial

De acordo com o estudo, pelo ainda pequeno percentual levantado — um quarto do total — é possível observar o desafio de aumentar o debate sobre alternativas para a economia do DF.  "Quanto mais os eleitores exigirem respostas sobre o tema, mais candidatos apresentarão essa bandeira e, assim, será aprovada mais legislação em favor da melhoria do ambiente de negócios", analisou, a pedido da Fibra, o doutor em Ciência Política pela UnB Leonardo Barreto. 

Segundo o levantamento, os deputados distritais e federais eleitos com defesa empresarial são o quarto grupo em número de representantes. Na liderança, desponta o bloco ideológico como a principal força organizadora da política do Distrito Federal, com 45,7% dos parlamentares nesta classificação. Na sequência, vem a defesa corporativa de categorias profissionais do setor público e, em menor número, do setor privado, com 42,8% dos legisladores. Em terceiro lugar vem o chamado deputado comunitário — aquele que tem principalmente experiência em administrações regionais ou é reconhecido por ser ativo na defesa de questões locais —, parcela onde se encaixam 33,4% dos perfis, sendo todos deputados distritais.

Perfil dos Parlamentares do DF 2023/2026, elaborado pela Fibra, traz, ainda, números que revelam, por exemplo, o critério de escolha dos eleitores. Pela análise que o guia apresenta, se em 2018 o fator determinante do voto foi a questão ética, desta vez o perfil dos eleitos mostra uma valorização da experiência prévia. 

A publicação também aponta que 33,25% do universo de eleitores do DF que votaram em 2 de outubro conseguiram eleger seu candidato à Câmara Legislativa. O panorama é um pouco melhor do que o de 2018, quando 25,1% votaram em um deputado que foi eleito. "Hoje, as casas de representação começam a construir uma nova história, constituindo-se, além de celeiro de leis, como importantes anteparos de limitação de líderes do Executivo, fazendo com que um mandatário de esquerda ou de direita tenha obrigatoriamente que moderar suas posições para conseguir governar", conclui Leonardo Barreto. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE