O centro da capital federal está tomado por apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tarde deste domingo (1°/1), cidadãos vindos das mais diversas localidades do Brasil esperam ansiosamente pela cerimônia de posse, que ocorrerá na Esplanada dos Ministérios.
Porém, alguns chamam mais atenção que outros pelas fantasias e roupas. É o caso do Dagoberto Santos, de 25 anos, que está travestido da ex-presidente Dilma Rousseff e parou o trânsito de pedestres na Esplanada.
Nascido no Rio Grande do Sul, o jovem está em Brasília para acompanhar o momento histórico da democracia: a troca de faixa presidencial. Questionado sobre o cosplay, ele disse ao Correio que é uma forma de reparação e comemoração.
“A ideia surgiu no carnaval de 2017, logo após o golpe que a Dilma sofreu. A fantasia veio como uma forma de protesto, e hoje ela vem em forma de comemoração, como uma reparação histórica, porque hoje é uma alegria estar aqui na posse”, declarou Dagoberto.
1° de janeiro
Os eleitores e apoiadores do presidente Lula chegaram à Esplanada dos Ministérios horas antes da cerimônia da posse, marcada para a tarde deste domingo (1º/1). Na fila que dá acesso à Praça dos Três Poderes, eleitores gritam palavras em homenagem ao atual presidente.
"Lula, guerreiro do povo brasileiro" e "o papai voltou" eram alguns dos cantos escutados. Diversas barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal separam os eleitores do local do evento. Mesmo assim, o público segue animado.
Cláudio Amorim, 43 anos, veio de Vitória (ES) com a esposa Ana Pinheiro, 40, para celebrar a democracia. "Para nós ,isso é um marco histórico. Antes de encerrar o segundo turno, eu comprei nossas passagens. A gente tinha que vir para Brasília. Esse momento é uma virada de chave", declarou Cláudio.
Saiba Mais
- Política Povo se posicionou em favor da democracia, diz novo governador da Bahia
- Política Apoiadores de Lula reclamam de desorganização e segurança no evento da posse
- Cidades DF Revista de segurança para entrar na Esplanada acabou por volta das 10h
- Mundo Mundo celebra a chegada de 2023 após ano turbulento
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.