Os 24 deputados distritais eleitos para a nona legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foram empossados na manhã deste domingo (1/1) no plenário da Casa. A sessão, presidida pelo deputado Iolando Souza (MDB), iniciou-se por volta de 10h21, encerrando às 11h10. Com 50% de renovação, a CLDF conta com parlamentares de 13 partidos diferentes.
Estiveram presentes na cerimônia, além dos distritais empossados, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a vice-governadora, Celina Leão, a senadora eleita Damares Alves (Republicanos), a deputada federal eleita Bia Kicis (PL), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF, Roberval Belinati, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do DF, entre outras autoridades.
O deputado distrital mais jovem da Câmara, Joaquim Roriz Neto (PL), foi o primeiro a tomar posse e recebeu o bóton — item de identificação exclusivo dos parlamentares no exercício do mandato — do deputado Robério Negreiros (PSD/DF). A deputada Jaqueline Silva (PTB) foi a escolhida para entregar os bótons para todos os demais parlamentares empossados após a assinatura do termo de posse.
Um a um, os parlamentares tiveram espaço no microfone da tribuna para fazer o juramento. O deputado veterano Chico Vigilante (PT) prometeu "lutar por uma Brasília com Justiça Social". Deise Amarílio (PSB) prometeu "voz e vez para mulheres e profissionais de saúde". Fábio Félix (PSol) subiu à tribuna com a bandeira do movimento LGBTQIA+ e prometeu "defesa de todas as famílias, especialmente as LGBT" e fez menção honrosa ao nome de Marielle Franco.
Jorge Viana subiu com a bandeira do Sistema Único de Saúde (SUS) e prometeu lutar "por uma saúde pública de qualidade". O pastor Daniel de Castro (PP) subiu à tribuna na companhia da filha mais nova e com uma Bíblia na mão prometendo "cuidar das cidades, das pessoas e das famílias". O estreante Max Maciel (PSol) prometeu "lutar por uma cidade pensada pela lógica da periferia e não do centro". O também novato Thiago Manzoni (PL) prometeu "representar e servir a população do DF" e mencionou "Deus, pátria, família e liberdade".
Em entrevista ao Correio, o deputado mais votado da história da CLDF, Fábio Félix (PSol), falou sobre direitos humanos. "A gente defendeu os direitos humanos durante quatro anos. Essas geralmente são pautas invisibilizadas e que, historicamente, não dão votos. O fato de eu ter sido o mais votado da história da Câmara ajuda a qualificar a defesa dos direitos humanos. É um recado importante que a sociedade do DF dá para a cidade. Eu quero continuar lutando por isso e também para que a Câmara Legislativa seja um espaço independente do Poder Executivo e não um anexo do Palácio do Buriti", comentou.
Conheça os perfis dos deputados distritais eleitos clicando aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Presidente do TST pede atenção de Ibaneis para a informalidade
- Cidades DF Acompanhe ao vivo a posse do governador reeleito Ibaneis Rocha na CLDF
- Cidades DF É hora de curtir o 1º dia do ano! Confira bares e restaurantes abertos
- Cidades DF Polícia investiga suspeita de bomba em estação do metrô-DF da 108 Sul
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.