O Correio esteve neste sábado (31/12) na Esplanada dos Ministérios para medir o clima de quem já estava circulando pela região onde será realizado o Festival do Futuro.
A professora e pedagoga Maria da Guia Rodrigues, 52 anos, veio de Teresina, no Piauí. Saiu dia 29, com a caravana de quatro ônibus e 200 pessoas e chegou em Brasília na manhã de ontem. "O clima é de muita alegria. Para nós, é uma satisfação termos o nosso presidente Lula e colocarmos ele mais uma vez a disposição de trabalhar em prol do povo brasileiro", afirma, feliz. A virada de Maria Guida e do marido foi na Esplanada. "Cantando com o povo e celebrando o nosso presidente."
Direto do recôncavo baiano, o casal Everaldo Ferreira e Vivian Ferreira, de 55 e 45 anos, respectivamente, desembarcou na capital federal para acompanhar a posse. Antes da principal festividade que ocorrerá na tarde de hoje, os residentes de Santo Antônio de Jesus, tiraram um tempo para andar no centro de Brasília e conhecer monumentos históricos. Em frente a Catedral Metropolitana, o casal afirmou à reportagem que veio acompanhar o "resgate da democracia".
"Esse momento é histórico. É o resgate da democracia, de um processo eleitoral difícil. Não estamos com medo, é sem medo de ser feliz, o objetivo é estar aqui vendo e confirmando a liderança de Lula", disse Everaldo.
Em concordância, Vivian relatou que o casal acompanha Lula há muito tempo. "Nós já vimos o Lula em Salvador esse ano, porque houve a antecipação da festa do Bonfim, em 30 de setembro, que foi uma verdadeira procissão. Em 12 de outubro, Dia da Padroeira, ele estava no Farol da Barra. Agora, viemos colocar a faixa no homem", acrescentou.
Distantes mais de mil quilômetros, Rita e Jorge, de 53 e 56 anos, não mediram esforços no momento de pegar o carro e percorrer a estrada de Campo dos Goytacazes com destino a Brasília. "Saímos na quinta-feira de manhã e chegamos na hora do almoço de sexta-feira. Programamos essa viagem durante o primeiro turno das eleições, nos hospedamos na zona norte da cidade e vamos tentar dar um abraço no nosso amigo, o Lula", comentou o casal.
A aposentada Lúcia Nascimento, 65 anos, veio de Cianorte, no Paraná, e está ansiosa para a posse e afirma que ficou tão emocionada que precisava "largar tudo e vir para cá", comenta, rindo. Lúcia e o marido vieram em uma caravana com quatro ônibus e aguardam a filha que está chegando de Belo Horizonte. Essa não é a primeira vez da aposentada em Brasília e muito menos em uma cerimônia de posse. Ela esteve presente na posse de Dilma e não esconde a alegria de poder ver Lula recebendo a faixa presidencial novamente. "Um sonho muito esperado. Foram quatro anos de sobrevivência", completa.
E o público é variado e de todas as idades, o estudante Erik Teixeira, 24, veio de Toledo, Paraná, com a caravana da cidade e chegou ontem para a virada do ano e para a solenidade de hoje. "Prometi que se o Lula ganhasse, eu viria para a posse. Estou cumprindo a promessa. A política é para fazer bem para a população e da forma como o Lula sabe articular, ele consegue trazer benefícios, principalmente na área educação que teve muitos avanços no governo dele passado."
Amiga de Erik, a estudante Ariely Batista, 20, veio na mesma caravana e se programa para acordar cedo, ficar na frente do Planalto e ver o presidente de perto subindo a rampa. Além de estarem animados para os shows. "Cresci ouvindo falar do governo Lula, porque nasci em 2002, quando ele foi eleito pela primeira vez. Nesse ano, eu estava muito empolgada com as eleições, porque é a minha primeira vez votando, então quis estar presente. Estou muito ansiosa e animada".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.