Suspeita de Bomba

PMDF diz que artefato encontrado na Esplanada era uma sacola plástica

Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada, na manhã deste sábado (31/12), para averiguar uma denúncia de suspeita de bomba próxima ao Ministério da Economia

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) negou, na tarde deste sábado (31/12), a hipótese de que um artefato encontrado nas proximidades do Ministério da Economia era uma bomba. Segundo a assessoria de Comunicação da corporação, o objeto averiguado pela PMDF trata-se de uma sacola plástica. 

Neste sábado, a PMDF foi acionada para apurar uma denúncia de bomba localizada em um banheiro químico, em frente ao Ministério da Economia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Saiba Mais

Suspeitas

A suspeita de bomba nas proximidades do Ministério da Economia não foi a primeira, neste mês, na capital federal. Na  tarde desta sexta-feira (30/12), a Polícia Militar do Distrito Federal apurou outra denúncia deste tipo nas intermediações do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia anterior, uma suspeita de bomba ocorreu na quadra 302 do Setor Sudoeste.

Os blocos A e B do Edifício Center Park foram evacuados e a área foi isolada após uma mala preta ser deixada do lado de fora do prédio. Um homem suspeito foi confrontado pelos policiais. Em ambas, não foi confirmada a presença de explosivos.

Bomba localizada

Enquanto a PMDF constatou a inexistência de bombas em quatro denúncias, a corporação constatou a presença de explosivos em duas ocorrencias recentes. Na véspera do Natal (24/12), os agentes encontraram bombas embaixo de um caminhão-tanque, próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

Essa operação levou à prisão o empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos. Ele foi detido por suspeita de envolvimento na tentativa de ataque terrorista. George Washington portava um arsenal de armas e explosivos.  

Já no dia do Natal (25/12), o Batalhão de Operações Especiais da PMDF confirmou que outra bomba. Esse artefato foi localizado em área de mata no Gama. No local, a PM também encontrou coletes balísticos, capas de coletes balísticos e material explosivo.

Segurança na posse

As denúncias de bombas em Brasília causam temor na realização da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para este domingo (1º/01). Ao longo da Esplanada dos Ministérios, são esperadas mais de 300 mil pessoas. 

Diante disso, as forças de segurança irão reforçar o policiamento e o monitoramento na Esplanada dos Ministérios. O Governo do Distrito Federal está atuando de forma integrada com órgãos federais para garantir a segurança da população, das autoridades e do patrimônio público.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais