No penúltimo dia do ano, a previsão do tempo segue indicando chuvas, tempo nublado e rajadas de vento. Nos últimos 29 dias, o Distrito Federal registrou uma média de 24 dias com pancadas de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até o momento, as regiões administrativas de Brazlândia e do Paranoá estão à frente entre as que mais acumularam volume pluviométrico.
Com a temperatura máxima podendo chegar a 29ºC, a meteorologista do Inmet Andrea Ramos destacou que, mesmo com a abertura do sol na manhã desta sexta-feira (30/12), a tendência é que os brasilienses encarem um dia típico do verão. “Chuva é a previsão para esta sexta. Mesmo com a abertura do sol, o cidadão deve aguardar pancadas de chuvas. O DF está em estado de alerta”, explicou.
Nas primeiras horas do dia, os termômetros registraram mínima de 17°C, em Águas Emendadas. Já a umidade relativa do ar vai variar entre 95% e 40%. “Essas condições favorecem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h”, disse Andrea.
Além disso, o instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento é importante que o brasilienses não se abriguem debaixo de árvores, não estacionem próximo a torres de transmissão e placas de propaganda e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.