Reeleito para a próxima legislatura na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Chico Vigilante (PT) opinou sobre o retorno de Anderson Torres para a Secretaria de Segurança Pública. Para ele, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cometeu um erro ao confirmar o nome do ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL). “O atual secretário da SSP-DF (Júlio Danilo) está fazendo um belo trabalho. Poderia perfeitamente continuar à frente da pasta (...) Não sei porque trazer de volta esse ministro com todos os problemas e do cheiro do bolsonarismo para a segurança do DF. É um erro do governador, mas cabe a ele nomear os secretários dele. Não quero dar conselhos a ele sobre escolhas”, disse, ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília.
Existia um pedido de petista para que o governador não recolocasse Torres na SSP-DF. À jornalista Denise Rothenburg, o distrital disse que considera a senadora Simone Tebet (MDB-MS) uma excelente personagem política. Para ele, a senadora mereceria um ministério no governo Lula turbinado — ela aceitou o Ministério do Planejamento e Orçamento na tarde desta terça. Tebet, inicialmente, queria um ministério que servisse de vitrine para um possível pleito eleitoral em 2026, mas o PT barrou. Vigilante disse ao CB.Poder disse que para ele, não teria nenhum problema dela ser candidata nas próximas eleições.
“Tem alguns petistas que dizem: ‘ah, a Simone Tebet pode ser candidata a presidente’. Para mim, não tem problema nenhum. Eu, que sou uns dos fundadores do PT, e falei algumas vezes para os companheiros que vai que lá na frente o presidente Lula diz que a Simone será a candidata dele”, pontuou.
PT do DF fora do escalão
Ao ser questionado sobre a ausência do Partido dos Trabalhadores (PT) do Distrito Federal para os ministérios escolhidos pelo presidente Lula, Chico Vigilante diz que será difícil algum nome da capital federal, mas antecipou que possivelmente haverá nomes para secretarias do governo federal. “Nós teremos boas surpresas ainda pela frente”, contou.
Assista o CB.Poder na íntegra
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.