Durante a última semana do ano, a capital do país vai registrar chuvas, rajadas de vento e bastante nebulosidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a média de chuvas prevista para o mês é de 241.1 mm. Mas na estação de Brazlândia já choveu 90% a mais do esperado para o mês inteiro, o que corresponde a 462 mm.
No sudoeste, os índices seguem a tendência. Na manhã desta terça-feira (27/12), o acumulado é 312 mm. O valor está 30% acima da climatologia prevista.
Calor
De acordo com o Inmet, as chuvas intensas seguem nesta terça-feira (27/12). Com temperatura mínima na casa dos 17°C e máxima podendo chegar aos 25°C, as condições climáticas favorecem o aparecimento de chuvas fortes.
A meteorologista Andrea Ramos explicou ao Correio que o alerta laranja continua no DF, com expectativa de temporais acompanhados por rajadas de vento. “A tendência é seguir desta forma. Vamos ficar com céu nublado e muitas nuvens, o que favorece as fortes chuvas”, disse. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 60%.
Cuidados
Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.