Por ser Natal e pelo fato de o comércio estar fechado quase na sua totalidade, as opções de entretenimento fora de casa em 25 de dezembro no Distrito Federal tendem a ser escassas. O tempo nublado e chuvoso que marcou o domingo e o fato de o Natal ter caído na véspera de um dia útil também foram um incentivo a ficar em casa. No entanto, a chuva e a falta de lugares abertos não desencorajaram algumas famílias brasilienses a irem para a rua depois de um almoço tardio, que tinha no cardápio o que sobrou da ceia de sábado à noite.
O casal de servidores públicos Vera Lúcia, 46 anos, e Alisson Brito, 46, resolveu ir ao Parque Ana Lídia levar o filho Gabriel, de 7 anos, para brincar com o presente que ganhou de Natal: um par de patins. O garoto testou o novo brinquedo na companhia dos pais, da amiga da família Daniela Miranda, 27, e a filha dela Graziela, 3. A chuva fina que caía na tarde de domingo não impediu o grupo de aproveitar. Enquanto Gabriel estreava o mimo natalino, Graziela saboreava um algodão doce.
A empreendedora Apoliana Ferreira Guimarães, 28 anos, também foi ao parque Ana Lídia na companhia do marido, o confeiteiro Antonio Carlos de Oliveira, 32, e do filho do casal, Arthur, 5. O menino, que gosta de brincar na areia com o seu caminhão de brinquedo, estava com um novo objeto a tiracolo: o celular que ganhou dos pais de Natal — este bem real. O tempo chuvoso não impediu o menino de brincar no famoso foguete do parque e tirar fotos dos pais com o aparelho novo. "Quando chegar em casa, quero jogar meu joguinho favorito no meu celular", declarou Arthur.
O Lago Paranoá também atraiu famílias com crianças. O empresário Everton Jonatas Alves da Silva, 37, levou as três filhas à orla para comemorar o aniversário da primogênita, Ana Carolina, que completou 12 anos ontem. Moradores do Novo Gama (GO), Everton pegou a estrada porque planejou uma programação diferente para a data duplamente comemorativa. A filha do meio, Ana Vitória, de 8 anos, e a caçula, Ana Isabela, 2, adoraram a ideia e aproveitaram com a irmã aniversariante os brinquedos disponíveis no local.
A auxiliar administrativa Letícia Farias, 22, e o marido, o gerente administrativo Tarcísio Gaia, 31, levaram o filho Guilherme, de 9, para passear na Torre de TV. A família brasiliense mora há dois anos em Taguatinga. "Lá no Pará, a gente tem costume de ficar em casa no dia 24 e sair no dia 25. Aqui, as pessoas ficam mais em casa, mas a gente queria sair com nosso filho", contou o pai. "Apesar de morarmos aqui há dois anos, esse foi o primeiro Natal que passamos em Brasília", concluiu.
Clima
Para esta segunda-feira (26/12), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais tempo nublado, com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e umidade relativa do ar variando entre 60% e 95%. A temperatura máxima pode chegar a 25°C nas horas mais quentes. Para os próximos dias, a tendência é a manutenção das chuvas. Ao brasiliense que está de recesso nesta semana, resta programar roteiros que se adequem ao clima.
*Colaborou Patrick Selvatti
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.