Ameaça

Bope é acionado para suspeita de bomba em área de mata do Gama

Policiais militares foram acionados para a operação Petardo na tarde deste domingo. Segundo informações preliminares, o suposto artefato foi localizado em uma área de mata, na DF-290, VC 383

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope/PMDF) foi acionado, na tarde deste domingo (25/12), para uma ocorrência de suspeita de bomba na área do Gama. Este é o segundo chamado envolvendo artefatos explosivos em pouco mais de 24 horas. Nesse sábado (24/12), as equipes do esquadrão de bombas desativaram um explosivo encontrado próximo ao Aeroporto de Brasília. O suspeito, o empresário George Washington De Oliveira Sousa, 54 anos, foi preso horas depois pela Polícia Civil (PCDF). 

Material cedido ao Correio - No local, foram encontrados três coletes

Policiais militares realizaram mais uma ação da Operação Petardo na tarde deste domingo. Segundo informações preliminares, o suposto explosivo foi localizado em uma área de mata, na DF-290, VC 383. 

Outro caso

Nesse sábado, as forças de segurança se mobilizaram para desativar uma bomba próximo ao aeroporto. O explosivo foi colocado no eixo de um caminhão-tanque, abastecido com 63 mil litros de querosene de aviação (28 mil no primeiro compartimento, e 35 mil no segundo), estacionado na Estrada Parque Aeroporto (Epar), em frente à Concessionária V1. 

O artefato seria explodido por meio de um dispositivo remoto. A perícia da Polícia Civil do DF (PCDF) identificou que houve tentativa de detonar a bomba. “Graças a Deus conseguimos interceptar. Não conseguiram explodir, mas a perícia nos relata que eles tentaram acionar o equipamento”, frisou o diretor-geral da PCDF, o delegado Robson Cândido.

Peritos preveem que seria muito provável que a quantidade de explosivo fosse hábil para romper o compartimento do tanque, mas ainda não há confirmações concretas. No entanto, em caso de rompimento, resultaria na explosão ou em um incêndio de grandes proporções .

Em menos de 8 horas, investigadores da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) chegaram ao encalço de George. No apartamento e no carro dele, no Sudoeste, os policiais encontraram um arsenal, roupas camufladas, munições, espingardas e artefatos explosivos. "Ele estava em uma caminhonete, carro próprio, e trouxe os armamentos por lá. Mas as emulsões explosivas foram encaminhadas para ele posteriormente. Será investigado quem enviou, mas de antemão elas são oriundas de pedreiras e garimpos do Pará, mas iremos investigar essa conexão", falou o diretor-geral da PCDF.

Na delegacia, ele confessou que o plano inicial era explodir um artefato na na subestação de energia em Taguatinga. Ele teve a prisão flagrante convertida em preventiva em audiência de custódia.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Saiba Mais

 

Material cedido ao Correio - Policiais tentam identificar o objeto na área de mata
Material cedido ao Correio - No local, foram encontrados três coletes