Antes de ceiar com a família, fiéis compareceram à tradicional Missa do Galo, celebrada na Catedral Metropolitana de Brasília, na noite deste sábado (24/14), na véspera de Natal. Cerca de 200 brasilienses entoaram cânticos que homenageiam o nascimento de Jesus Cristo. “Hoje nasceu para nós o salvador, que é Cristo, o senhor”, cantaram.
Celebrada pelo arcebispo da arquidiocese, Dom Paulo César, a missa teve início às 20h. O responsável por conduzir a Missa do Galo falou sobre a vivência de um "tempo de conchavos políticos e imposições de poder", e disse que Cristo contraria a lógica mundana.
“Esta noite quebra toda esta trama do poder, toda a lógica dos grandes deste mundo. Esta noite pensamos na lógica da humildade de Deus, do poder de Deus. Se o poder dos grandes se impõe com a força, o poder de Deus não se impõe, ele bate no coração da gente e pede entrada”, declarou Dom Paulo César.
Reflexão
Durante a missa, os católicos professam a fé e encontram no espírito de Natal, um momento de reflexão. Para Simone Mendes, de 48 anos, acompanhar e festejar o nascimento de Cristo é o verdadeiro significado do Natal. “O Natal é o nascimento desse nosso salvador, sou católica praticante há 25 anos, e o verdadeiro sentido do natal é você sentir o nascimento de Cristo no seu coração. O Natal não e uma ceia ou uma distribuição de presentes, a data é o amor que Deus quer que flui em nós”, ressaltou.
Programação
Até 31 de dezembro, a catedral seguirá realizando missas. No último dia do ano, porém, o acesso a igreja será pela via S2, devido a posse presidencial. Às 20h, ocorre a última missa do ano na tradicional igreja católica de Brasília.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais