LEI

DF ganha mais duas regiões administrativas: Arapoanga e Água Quente

Leis foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na manhã desta quinta-feira (22/12). Agora, o DF tem 35 regiões administrativas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a criação de duas novas regiões administrativas: a de Água Quente, no Recanto das Emas; a de Arapoanga, em Planaltina. A decisão do chefe do Executivo local está publicada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (22/12).

De acordo com o texto publicado, os administradores de Planaltina e do Recanto das Emas terão que transferir uma parcela do acervo patrimonial dessas cidades, para as recém-criadas começarem a funcionar de forma autônoma.  

As duas novas regiões foram aprovadas pelo plenário da Câmara Legislativa, em segundo turno, no início do mês, e aguardavam a sanção do governador. O texto para a criação das RA's foi enviado pelo próprio Executivo local.

Raios-x

De acordo com o Censo Populacional, em 2018, a população de Arapoanga estava estimada em 47 mil moradores. O processo para a criação da região administrativa — até então bairro de Planaltina — é intenção do governo local desde final de 2021. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a área de Arapoanga é de 2.198,58 hectares — o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol.

Já a região administrativa Água Quente é localizada dentro do Recanto das Emas, e faz divisa com Samambaia e Santo Antônio do Descoberto (GO). O Censo de 2018 estimou em 30 mil o número de habitantes, distribuídos em uma área de 951,21 hectares. Agora, o DF tem 35 regiões administrativas.

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes.

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.