Madrugadas frias, manhãs nubladas e tardes ensolaradas com possibilidade de chuva. Com o cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) garante que o casaco e o guarda-chuva devem estar nas mochilas ao longo desta quarta-feira (21/12).
A temperatura mínima chegou aos 18°C — nas horas mais frias — na madrugada desta quarta e tende a subir para 25°C no período vespertino. Além disso, a umidade relativa do ar varia entre 65% e 95%.
De acordo com a meteorologista Deyse Moraes, as taxas apresentadas favorecem o aparecimento de chuvas, trovoadas e rajadas de vento na capital do país. “Vamos ficar com o tempo nublado mesmo, com pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de vento. O brasiliense vai sentir frio nos próximos dias, apesar da sensação de abafamento”, destacou.
Além disso, a profissional ressalta que o DF segue em estado de alerta. “Analisamos diariamente para entender como a condição climática pode impactar na vida do cidadão, e por isso acredito que o alerta laranja vai continuar nos próximos dias”, concluiu.
O aviso publicado na página do Inmet alerta sobre o perigo das chuvas intensas, podendo chegar a 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Como se proteger?
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.