Saúde pública

Hemocentro convoca brasilienses a doar sangue no fim do ano

Segundo o Hemocentro de Brasília, a média diária de bolsas coletadas cai de 180 para 150, no fim do ano. Instituição quer reforçar campanha de doação

O Hemocentro de Brasília intensificou a campanha de doação de sangue, com objetivo de ampliar a reserva durante o período de férias e de festas de fim de ano. Segundo a instituição, a média diária de bolsas coletadas cai de 180 para 150.

Gerente de Capacitação, Registro e Orientação de Doadores da Fundação Hemocentro, Kelly Barbi reforça a importância do pensamento coletivo, já que alguns cidadãos precisam de transfusões permanentes — os tipos de sangue que mais faltam são o O+, o O-, B- e A-.

“Não conseguimos fabricá-los [estoques de sangue] ou produzir em laboratório, então precisamos da colaboração e desse pensamento de solidariedade e altruísmo da população para colaborar com aqueles pacientes que precisam da transfusão, garantindo, assim, uma sobrevida ou a manutenção da saúde como um todo”, explicou Kelly.

Atualmente, tanto os hospitais da Secretaria de Saúde quanto os hospitais federais, a exemplo do Sarah Kubitschek, o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), dependem de sangue doado ao Hemocentro de Brasília.

Posso doar?

A partir de uma doação, o brasiliense pode ajudar, pelo menos, quatro pacientes. Mas atenção: é necessário que o cidadão se atente aos critérios antes de comparecer ao Hemocentro.

O doador precisa se sentir bem de saúde e não ter nenhum sintoma ou doença e precisa estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas ou derivadas do leite. Além disso, é necessário levar um documento oficial com foto e pesar pelo menos 51 kg.

Podem doar sangue jovens a partir de 16 anos com autorização ou na presença do responsável legal. O intervalo de doação para pessoas do sexo masculino é de dois meses e, para mulheres, a cada três meses.

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.