A diplomação dos eleitos no Distrito Federal, marcada para ocorrer às 19h desta segunda-feira (19/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, terá uma mudança de protocolo inédita. Além do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati, também discursarão na cerimônia a senadora eleita Damares Alves (Republicanos), a deputada federal eleita Bia Kicis e o deputado distrital eleito Fábio Felix, que ficou feliz com a possibilidade de falar aos presentes.
Saiba Mais
"Esse ciclo de diplomações que estão se encerrando são fundamentais para consolidar a democracia no Brasil, especialmente nesse ano onde as urnas eletrônicas e a Justiça Eleitoral foram tão atacadas e um movimento golpista nasceu no país", declarou Fábio Felix (PSoL), ao chegar no evento.
"A consolidação do resultado eleitoral é por meio dessa cerimônia tão bonita que vai acontecer hoje", declarou Fábio Félix, ao chegar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Estou honrado em poder combater o golpismo e celebrar a democracia brasileira”, finalizou Felix.
Tradicionalmente, o governador eleito também teria direito à palavra, mas, por ter testado positivo para covid-19, Ibaneis Rocha não estará na solenidade. Ele será diplomado por procuração passada ao advogado Bruno Rangel. A vice-governadora eleita Celina Leão discursará no lugar de Ibaneis Rocha.
Para o próximo mandato, metade da Câmara Legislativa do Distrito Federal será renovada. Dos 24 atuais deputados, 12 foram reeleitos e, dos outros 50% que vão assumir uma cadeira no ano que vem, nove atuarão pela primeira vez na Casa.