O verão bate à porta dos brasilienses: nesta quarta-feira (21/12), às 18h48, o hemisfério sul se despede da primavera e dá boas-vindas à nova estação, que deve trazer chuvas intensas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, para a penúltima semana do ano, a previsão é que a instabilidade climática continua atuando, por isso, pancadas e trovoadas isoladas são esperadas.
A tendência já era esperada, segundo a meteorologista Andrea Ramos. Isso porque dezembro já quebrou recordes: em 19 dias, Brazlândia superou a média esperada para o mês que é de 241,1mm e registrou um acumulado de 104% do esperado, o equivalente a 251mm. "Esse valor deve aumentar, porque a chuva não vai cessar. O quadro continua e a semana no DF será chuvosa", garante.
Saiba Mais
Andrea explica que as chuvas devem ser constantes. "Estamos sob atuação de um fenômeno, o La Niña, que deve atuar durante o verão também e persistir até o mês de março, aproximadamente", diz Andrea. O fenômeno tem atuado desde o início do ano na cidade. Com o resfriamento das águas do pacífico, ele gera estações mais chuvosas e frias, mas também favorece o inverno mais quente e seco.
Nesta segunda-feira (19/12), a temperatura ficou em torno de 17ºC nas primeiras horas do dia, e pode alcançar até 28ºC. Já a umidade relativa do ar varia entre 85% e 50%. Ainda, segundo a meteorologista, a previsão é que o Natal persista nas características: chuva, calor e alta umidade.
Cuidados com a chuva
Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil