DEbate

Correio Talks desta segunda traz dicas de sucesso para pequenas empresas

Correio Talks desta segunda-feira vai mostrar como empreendedores podem contar com a ajuda do Sebrae para enfrentar desafios e prosperar

Levantamento do Sebrae nacional aponta que 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade no país. Fazendo o recorte apenas dos microempreendedores individuais (MEIs), o índice vai a 30%. O Brasil tem um ambiente desafiador para aqueles que decidem abrir um negócio, cenário que se agravou com a pandemia, que causou mudanças repentinas na forma de consumo. Mas isso não foi motivo para os empresários brasilienses esmorecerem. Nos últimos anos, o Sebrae do Distrito Federal registrou números recordes de atendimento a empreendedores que buscam consultorias e capacitações como forma de aprimorar suas atividades no mercado.

Na edição do Correio Talks de hoje, o superintendente da entidade no DF, Valdir Oliveira, vai falar da atuação e dos resultados sem precedentes que o Sebrae apresentou nos últimos quatro anos. Em bate-papo, mediado pela jornalista Samanta Sallum, também participam André Wehbe, consultor financeiro que presta serviços ao Sebrae, e Jony Rebouças, exemplo de pequeno empresário do DF que foi beneficiado pelo apoio da entidade, que acompanha seu negócio de barbearia desde a inauguração, em 2016. A importância e os desafios do empreendedorismo também são pauta do encontro, que poderá ser acompanhado no site e nas redes sociais do Correio, às 15h.

Grande parte dos empresários acredita que as maiores dificuldades de empreender no Brasil são a alta carga tributária, falta de acesso ao crédito e a burocracia estatal. "Eles olham as dificuldades que vêm de fora, mas não conseguem enxergar as suas próprias limitações. A falta de preparo na gestão é um de seus maiores problemas. A falta de um planejamento, além da ausência de um plano de negócios que possa mostrar a viabilidade de seu negócio é, seguramente, parte importante da responsabilidade do insucesso de seus negócios", explica Oliveira.

Segundo o gestor, o empreendedor deve procurar ajuda para se preparar para a administrar seu negócio, através de capacitação (preparação pessoal) e consultoria (preparação de sua empresa) como instrumentos de transformação de seu projeto empresarial. Um bom planejamento e um bom projeto de viabilidade dão mais segurança. "Dizem os especialistas que quando se quer montar um negócio, trabalha-se com 80% de emoção e 20% de razão. O papel da consultoria e da capacitação é equilibrar esse jogo de forma que o empreendedor não perca a empolgação na realização do sonho, mas tenha consciência e preparo para o passo de se tornar um empresário", pondera.

-
Resultados SEBRAE - André Whebe
Resultados SEBRAE - Jony Rebouças
Resultados SEBRAE - Samanta Sallum

Empregos

Os pequenos e micro empresários também têm grande relevância no quesito geração de emprego. Geram 55% dos empregos formais no Brasil. Em agosto de 2022, o índice chegou ao pico de 70%. No Distrito Federal, devido à forte presença do setor público, a proporção de postos de trabalho gerados pelas pequenas empresas é um pouco menos do que a média nacional: 45%. A maior parte dos pequenos negócios no DF se distribuem nos setores de comércio de serviços, especialmente nos segmentos de alimentos e bebidas, beleza e estética e comércio varejista.

Apesar do momento difícil, o consultor financeiro André Wehbe, também vai participar do bate-papo de hoje. "O empresário é aquecido pelas oportunidades e pela necessidade de ganhar dinheiro e sobreviver, principalmente em momentos de crise", explica o economista. No encontro de hoje, ele vai falar sobre o o cenário que vem constatando no DF. E o barbeiro Jony Rebouças vai compartilhar sua experiência com o acompanhamento que recebeu do Sebrae. Participe!