No Distrito Federal, a contagem regressiva para o fim de semana começou e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (16/12) traz uma prévia do temporal esperado para sábado e domingo. Com dias marcados por chuvas, trovoadas e rajadas de vento, os moradores da capital federal devem organizar uma programação mais intimista, principalmente no período da tarde e da noite, quando as pancadas devem acontecer. Durante a manhã, a previsão é de chuva em pontos isolados, tempo perfeito para prolongar o sono debaixo das cobertas.
Saiba Mais
“A chuva não vai dar trégua, tanto sábado, quanto domingo”, garante o meteorologista Cleber Sousa. De acordo com o especialista, nesta sexta-feira, a umidade relativa do ar pode variar entre 95% e 60%. Já a temperatura não deve mudar: os termômetros podem chegar a 26ºC. A mínima registrada foi de 18ºC, nas primeiras horas do dia. “Vamos ver essa climatologia no fim de semana, a temperatura e a umidade se mantêm. Isso porque uma Zona de Convergência do Atlântico Sul vai atuar nos próximos dias na capital, e ocasionar muita chuva”, reitera.
Segundo Cleber, ao longo desta semana o mesmo sistema atuou na cidade, fazendo com que os registros pluviométricos aumentassem: em Brazlândia já choveu 209,4mm, 87% do esperado para o mês. A média de dezembro é de 241,1mm. “Esse sistema é característico do mês de dezembro, e promete trazer muita chuva”, diz. O céu, de acordo com o meteorologista, deve ficar com muitas nuvens entre sexta e domingo.
Cuidados com a chuva
Dentro de casa
- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais