A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), cumpre, na manhã desta quinta-feira (15/12), um mandado de busca e apreensão no município de Goianésia (GO) contra um homem investigado por cometer fraudes bancárias contra uma instituição financeira do DF. O prejuízo é estimado em mais de R$ 1,8 milhão.
A investigação é um desdobramento da Operação Insider, da DRCC, que busca elucidar 19 furtos em contas bancárias, que resultaram no prejuízo milionário às vítimas. O caso é investigado pela Polícia Civil candanga porque as vítimas são correntistas residentes no DF. Os investigadores localizaram diversos dispositivos eletrônicos utilizados na prática das condutas criminosas.
Saiba Mais
Segundo as investigações, depois de creditados, os valores eram transferidos para outras contas bancárias ou utilizados para pagamento de boletos e em compras diversas, o que indica crime de furto mediante fraude eletrônica e possivelmente associação criminosa.
A operação contou com o apoio dos policiais civis do Estado de Goiás. Segundo o delegado responsável pelo caso, Dário Freitas, as investigações continuam e ressalta que os envolvidos no esquema fraudulento e que tiveram benefícios em razão das fraudes poderão ser alvos de mandados de prisão ou de busca e apreensão.
O nome da operação Insider faz referência a tradução da expressão em inglês para uma pessoa que tem acesso à informações privilegiadas nas empresas, participando de operações importantes e obtendo informações que possam ser usadas de forma ilegal para obter vantagem financeira.
Saiba Mais
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!