O número de pessoas mortas no trânsito do Distrito Federal, entre janeiro e setembro deste ano, ultrapassou o quantitativo de 2021. Ao todo, 198 vítimas fatais foram registradas nas vias da capital federal, enquanto 165 foram confirmadas no mesmo período do ano passado. Na manhã de ontem, dois irmãos entraram para as estatísticas. Próximo ao Ministério da Economia, no Eixo Monumental, os irmãos Luiz Silva, 47 anos, e Ricardo Silva, 46 anos, não resistiram a uma colisão entre carro e ônibus e morreram na hora.
Após bater no transporte público, o veículo de passeio também colidiu contra o poste de iluminação, prendendo as vítimas às ferragens. Com o carro totalmente destruído, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) precisou usar ferramentas específicas para retirar os corpos.
Moradores de Águas Lindas de Goiás, os dois irmãos iam trabalhar na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no início da Asa Norte. Um deles realizava atividade de serviços gerais e o outro era bombeiro hidráulico.
O ônibus da empresa Rota do Sol seguia em direção a Rodoviária do Plano Piloto. Para organizar o fluxo de carros, o Departamento de Trânsito interditou quatro faixas. O local permaneceu aos cuidados de agentes da Polícia Militar que levaram o motorista e a cobradora para prestar depoimento na 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).
Medidas de segurança
O professor de psicologia do trânsito da Universidade de Brasília (UnB) Hartmut Günther defendeu mais medidas educativas e maior rigor na fiscalização para combater a violência no trânsito. “Essencialmente precisamos de mais rigor na fiscalização de velocidade, de distração (uso de celular) e qualidade das pistas (sinalização e rolamento). O cidadão deve se educar no trânsito e na direção defensiva. É necessário entender que o outro motorista está prestes a fazer algo e assim dirigir com cautela, para que uma situação de conflito não se inicie”, explicou Gunther.
Acidentes de trânsito
De janeiro a setembro de 2021 - 158
De janeiro a setembro de 2022 - 185
Vítimas fatais
De janeiro a setembro de 2021 - 165
De janeiro a setembro de 2022 - 198
*Fonte Detran-DF