Previsão do tempo

Prepare o guarda-chuva: semana no DF terá pancadas de chuva e ventos fortes

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será típico do verão. Os termômetros podem chegar aos 29°C, com pancadas de chuva em pontos isolados

O brasiliense que pretende sair de casa para trabalhar, fazer exercício físico ou resolver questões do dia a dia deve ter atenção. A previsão do tempo indica chuva, nebulosidade e ventos fortes para esta semana. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda (12/12), o Distrito Federal segue com chuvas entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A temperatura pode chegar aos 29°C nesta segunda-feira. Nas horas mais frias os termômetros marcaram 17°C. Em relação à umidade relativa do ar, pela manhã ela ficará na casa dos 95%, e ao longo do dia deve chegar aos 35%.

Para o meteorologista Olívio Bahia, as condições do tempo representam o que é o verão no quadradinho. “Começando nesta segunda-feira, o tempo permanece com chuvas fortes, mas isoladas, e algumas tempestades podem vir acompanhadas de ventos fortes, pois essas são características do verão no DF”, explicou.

Questionado sobre a constância do tempo, Olívio ressaltou que entre segunda e terça está previsto chuva, nebulosidade e fortes ventos, mas que a partir de quarta-feira (14/12), o cenário pode piorar. “Apesar de não termos volume de chuva, temos intensidade. Na quarta, um canal de umidade começa a se organizar próximo ao Centro-Oeste, mas temos que esperar para entender se ele vai se formar e depois estacionar por aqui. O alerta para chuvas intensas continua”, concluiu.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em situação de perigo, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.