COMEMORAÇÕES

De visual novo para 2023: brasilienses lotam salões de beleza no fim do ano

Para encerrar 2022 e começar o novo ano com aparência em dia e astral elevado, moradores da capital movimentam salões de beleza. Com Natal, réveillon e posse do presidente eleito, o setor estima aumento médio de 30% no faturamento

Delinear as sobrancelhas, pintar as unhas, aparar as pontas do cabelo e hidratar as madeixas são alguns cuidados com o visual que muita gente providencia antes das comemorações de Natal e réveillon. Em Brasília, há também a festa da posse do presidente eleito, na Esplanada dos Ministérios, em 1º de janeiro. Para o fim de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, o Sindicato dos Salões, Institutos, Centros de Beleza e Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) estima aumento médio de até 30% no faturamento do setor, impulsionado por toda essa movimentação.

No primeiro dia de 2023, a expectativa da organização é receber aproximadamente 150 mil pessoas, que poderão ficar para o Festival do Futuro — shows gratuitos com dezenas de artistas e transmissão da posse presidencial. A gerente de loja Tarlene de Cássia Coelho, 42 anos, vai pintar as unhas de vermelho para acompanhar os eventos. A comerciária comenta que se embelezar para esse momento é especial porque é uma oportunidade única de viver a história do país. "Vou com um grupo de amigos e pretendo estar bem produzida", adianta.

Pedro Marra/CB/D.A. Press - Tarlene de Cássia já pintou as unhas para acompanhar a posse

A dona do salão Thyon Coiffeur, Francisca Alves, 48, frequentado por Tarlene na Octogonal, espera um lucro 40% maior, na comparação com o final de 2021. "Tenho 20 clientes que agendaram datas para se produzirem no réveillon e Natal — para escovar, fazer unha e depilação. É bacana poder deixar as pessoas felizes para esses eventos", celebra a proprietária do estabelecimento.

No Sudoeste, região próxima, o salão Oliver Beauty Center — especialista em coloração de mechas — tem agenda praticamente fechada até 31 de dezembro. Um dos donos do espaço, Bruno Oliver, 38, diz que os 30 cabeleireiros devem atender a média de oito a dez pessoas por dia até o fim do ano. "Acho que todos têm de ir ao salão de beleza porque o fim de ano é muito especial para ficar com a família e passar para o próximo ano com a autoestima mais elevada e, principalmente, as mulheres se sentirem mais empoderadas", avalia.

 

Sem vagas

Com a agenda lotada para as próximas duas semanas, a empresária Roseli Varão, 38, aguarda um faturamento 10% superior ao do fim de 2021. "As clientes querem melhorar o visual para entrar no ano que vem com um cabelo novo, sem contar que maquiagem e penteado movimentam as festas", comenta uma das proprietárias do Instituto de Beleza Bacellar, no Cruzeiro Novo.

Pedro Marra/CB/D.A. Press - Francisca Alves revela agenda cheia para os últimos dias do ano

A psicóloga Kariny Roma, 24, frequenta o local há três anos, onde costuma hidratar o cabelo, fazer as sobrancelhas e preparar as unhas para curtir a data que marca o nascimento de Jesus. "Sempre passo o Natal com meus parentes, que moram em cidades de Goiás. Então, é um momento especial me arrumar porque não nos vemos o ano inteiro praticamente", conta.

Kariny ainda não decidiu onde vai passar o réveillon, mas tem uma certeza: vai se arrumar no salão com a manicure Iraides Barbosa, 30, com quem construiu uma amizade que dura mais de um ano. "Se ela vem aqui é porque procuram elevar sua autoestima e proporcionar isso é maravilhoso", orgulha-se a funcionária do salão.

Pedro Marra/CB/D.A. Press - Para as festas, Karuny Roma é presença certa no salão de sua confiança

Ainda no Bacellar, Maria Eduarda Rodrigues Souza Lemos, 17, foi atendida pela designer de sobrancelhas Nice Costa, 25, que recebe a visita da cliente a cada 15 dias. A sessão de delineamento foi uma prévia do que a jovem pretende fazer nos próximos dias, quando também vai tratar o cabelo.

A adolescente tem um motivo a mais para comemorar o ciclo de 2021 — terminou o ensino médio e vai entrar para a universidade. Ela quer estar arrumada, de vestido branco, para curtir a chegada de 2023 na lancha do tio, no Lago Paranoá. "Vou começar a faculdade de medicina e quero estar bonita para ter um ano bom de estudos", revela. "É maravilhosa a conexão que a gente tem com a Maria Eduarda. É única. E também é bacana a autoconfiança que passamos para nossas clientes", complementa a designer Nice.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.