Turismo

Brasilienses procuram passar fim de ano em locais que ofereçam mais aconchego

Pertinho de Brasília, a Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis estão na lista de destinos preferidos para esta época. A proximidade da capital e as diversas opções de lazer tornam os municípios goianos lugares disputados pelos turistas

A poucos quilômetros da capital, os brasilienses encontram refúgio nas festas de fim de ano em cidades do interior de Goiás. A Chapada dos Veadeiros é um destino bastante procurado em altas temporadas. A pouco mais de 220km de Brasília, Alto Paraíso é a base para os turistas que se deslocam aos passeios diversos que a reserva natural oferece, mas o local em si também atrai muitas pessoas para curtir o réveillon na cidade. Já Pirenópolis, um dos destinos favoritos dos brasilienses que querem dar aquela fugida de fim de semana, a 150km do Distrito Federal, é um patrimônio histórico e artístico nacional que oferece opções variadas de passeios, banhos de cachoeira, cultura e muitas atrações turísticas. 

Pirenópolis é o exemplo mais próximo do chamado turismo de experiência, que oferece cuidados e conforto ao visitante. Marcelo Safadi, proprietário de uma pousada e de dois restaurantes na cidade, explica que é preciso entender o que é bom para o turista, dentro das circunstâncias da cidade. "O senso comum acredita que luxo é ouro e lençóis egípcios de mil fios. Mas, se você colocar um lençol egípcio de mil fios em Pirenópolis, o hóspede vai morrer de calor", analisou.

Ao todo, Pirenópolis conta com oito mil leitos de hotelaria. A expectativa da secretaria de turismo é que todos estejam ocupados na virada do ano: cerca de 20 mil turistas devem escolher "Piri" para ver o ano novo chegar. Além disso, muitos moradores da cidade alugam suas casas para turistas. A prefeitura realizará uma queima de fogos, mas os eventos comemorativos ficam a cargo da iniciativa privada. "Aqui, o turista encontra paz, tranquilidade, respeito. Trabalharemos para dar segurança aos turistas que optarem por passar a virada do ano aqui", afirmou o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo.

Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press - A Chapada é local propício para o turismo de aventura e ecológico

Festa

Mércia Crema, proprietária da Pousada dos Pireneus, conta que, desde a inauguração do empreendimento, em novembro de 1990, a pousada organiza festas de réveillon. "Para a virada de 2022 para 2023, faremos uma festa com o tema 'Volta ao Mundo'", antecipa. Ela destaca ainda que também poderão participar da festa aquelas pessoas que não estão hospedadas na pousada, mas que compram os ingressos.

Para garantir segurança aos visitantes, a prefeitura vai montar uma operação em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Polícia Civil e Superintendência de Trânsito. Algumas vias do Centro Histórico estarão bloqueadas para a passagem de veículos. "Nossa intenção é priorizar o pedestre. Por ter uma característica histórica, a cidade tem calçadas estreitas. Os turistas receberão mapas para orientá-los enquanto o trânsito estiver bloqueado", explicou a secretária de turismo do município, Vanessa Leal.

Na noite da virada de ano, quem optar por sair para jantar na Rua do Lazer precisa se programar e adquirir ingressos com antecedência para entrada nos estabelecimentos da cidade. "A maior parte dos bares e restaurantes trabalharão com jantares fechados para a noite de réveillon. É preciso reservar com antecedência. Alguns cobram ingresso e outros trabalham com opção de preços fechados para o jantar", observa Marcelo Safadi.

A estudante de biologia Maria Livia Malastrasi alugou uma casa com o namorado e amigos para passar o réveillon em Pirenópolis. É a primeira vez e a brasiliense está empolgada. "Compramos ingresso para uma festa privada que acontecerá com show sertanejo. Animamos de ir para dar uma fugida de Brasília", revelou.

Até 24 de dezembro, Pirenópolis celebra o Natal do Cerrado, com atrações gratuitas. O Cine-Teatro receberá o Palácio das Artes de Natal, uma estrutura especial com decoração natalina, elementos do Cerrado e exposição de obras de arte de artistas locais. A programação inclui ainda apresentação de peças teatrais, festivais e espetáculos de dança.

Marcos Vieira, 45 anos, vai para Pirenópolis no Natal. Ele irá com a esposa e o filho de 12 anos, além de outros familiares. É a primeira vez que o jornalista passa a data fora de casa. "Gosto do clima da cidade, da culinária e da tranquilidade. Como o Natal caiu no fim de semana este ano, é possível ir e voltar sem que seja uma viagem cansativa", pontuou Marcos. "Vou ficar em uma pousada. Já reservamos mesa em um restaurante que terá ceia. Vamos levar os presentes para entregar para as crianças", programa.

Breno Fortes/CB/D.A. Press - Alto Paraíso é um reduto de esotéricos e místicos do mundo todo. O Vale da Lua é uma das atrações mais famosas próximas ao local

Alto Paraíso

Localizada no caminho entre a Vila de São Jorge e Cavalcante, Alto Paraíso costuma receber viajantes que priorizam o contato com a natureza e o turismo ecológico, mas essa não é a regra. Por possuir uma maior oferta de pousadas, restaurantes e comércio, a cidade atrai especialmente aqueles que buscam mais conforto e infraestrutura em meio à Chapada dos Veadeiros. De acordo com a secretária municipal de Turismo, Melissa Viana, a prefeitura não realiza festas para celebrar o período. "As propostas vêm da iniciativa privada, que realiza esses eventos dentro dos seus estabelecimentos", explica, lembrando que o centro da cidade é famoso pelos bares e restaurantes sempre movimentados.

"A natureza da Chapada em si é muita diversa. Então, não é apenas um perfil específico que vem para cá. Temos gente 'raiz', que acampa e viaja de carona, mas temos também o público que não tem medo de gastar, procurando aproveitar tudo do bom e do melhor", analisou Andrea Manzan, presidente da Associação Veadeiros, que reúne pessoas, empresas, autônomos e entidades parceiras pelo desenvolvimento ordenado do turismo local. Andrea ressalta que o diferencial é que se trata de "um lugar de sossego e paz, então, é mais atraente aos que procuram passar a virada de uma maneira mais tranquila".

Essa é a razão que levou a comunicóloga e educadora Izabel Raposo, 39 anos, a escolher o destino. "Para viver a tão desejada paz em cada cachoeira a ser visitada e sentir a tranquilidade que numa cidade agitada como o Rio de Janeiro não se consegue ter nesta época do ano. E sentir uma conexão ainda maior comigo num lugar com uma energia tão singular", conta a carioca, que pretende viajar sozinha e, com isso, fazer novas amizades para 2023.

Boas energias para entrar em excelente astral no novo ano é o que mais se espera. E é o que promete Alto Paraíso, um reconhecido reduto de esotéricos e místicos do mundo todo. Cercado por rochas e paredões, o município atrai pessoas que acreditam que a força dos cristais protege a cidade e que creem na existência de seres vivos em outros planetas. Não é raro encontrar quem relate contato com extraterrestres e, nas lojas de produtos artesanais, estão à venda figuras de ETs, de naves espaciais e outros objetos referentes ao tema. Na própria cidade, há um heliponto para naves interplanetárias.

Reforçando o título de cenário místico, na estrada para o vilarejo de São Jorge está o Vale da Lua, um dos lugares mais famosos da Chapada dos Veadeiros. O ponto turístico, de característica única e enigmática, é o queridinho dos viajantes em busca de conexão astral. Considerado o cartão-postal da reserva, o local de aspecto lunar não possui grandes cachoeiras, mas tem suas quedas, que ficam escondidas entre as pedras acinzentadas. As águas que brotam do rio São Miguel perfuram formações rochosas de milhões de anos e criam túneis e caldeirões belíssimos, como se fossem uma lua repleta de crateras. Nessas fendas nas rochas, encontram-se pequenas banheiras que formam um SPA natural. O visual é deslumbrante e as sensações são indescritíveis.

Para quem busca sossego e contemplação, a dica também é visitar a Cachoeira do Abismo, que surge apenas durante a estação chuvosa, no meio da trilha para o Mirante da Janela. O local apresenta pedras no alto da montanha, formando uma janela natural que contempla a queda de 120 metros do Parque Nacional. E se o turista está em busca de aventura, a Chapada dos Veadeiros oferece também atividades como balonismo, tirolesa e rapel. Há opções para todos os gostos. 

 

 

Saiba Mais

Passeios imperdíveis

» Pirenópolis

Rota Pireneus — Opção de passeio para os amantes de queijo e vinhos de Goiás. Inaugurado em junho deste ano, o roteiro tem o objetivo de divulgar a produção local de Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis.

Caminho de Cora — Uma trilha de longo curso com um toque de poesia e contemplação para os turistas mais aventureiros. Inspirada no Caminho de Santiago, a trilha denominada Caminho de Cora Coralina é um percurso de 300 km que passa por oito municípios, entre eles, Corumbá, Pirenópolis e Cocalzinho, e finaliza na Cidade de Goiás, onde nasceu a poetisa.

» Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua — Da estrada até a trilha de acesso são 4km. O nome do lugar se deve justamente à aparência de suas rochas, que lembram a superfície lunar. É um cenário único e deslumbrante.

Mirante da Janela — Um verdadeiro cartão postal. Após uma trilha de 8km, com visuais privilegiados, passa pela Cachoeira do Abismo, que tem uma borda infinita e surge apenas em períodos chuvosos.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Imperdíveis

» Pirenópolis

Rota Pireneus — Opção de passeio para os amantes de queijo e vinhos de Goiás. Inaugurado em junho deste ano, o roteiro tem o objetivo de divulgar a produção local de Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis.

Caminho de Cora — Uma trilha de longo curso com um toque de poesia e contemplação para os turistas mais aventureiros. Inspirada no Caminho de Santiago, a trilha denominada Caminho de Cora Coralina é um percurso de 300 km que passa por oito municípios, entre eles, Corumbá, Pirenópolis e Cocalzinho, e finaliza na Cidade de Goiás, onde nasceu a poetisa.

» Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua — Da estrada até a trilha de acesso são 4km. O nome do lugar se deve justamente à aparência de suas rochas, que lembram a superfície lunar. É um cenário único e deslumbrante. 

Mirante da Janela — Um verdadeiro cartão postal. Após uma trilha de 8km, com visuais privilegiados, passa pela Cachoeira do Abismo, que tem uma borda infinita e surge apenas em períodos chuvosos.