Fim de ano

Decoradores capricham na iluminação de entrequadras e igrejas de Brasília

Decoração de quadras e igrejas com presépios, árvores com pisca-pisca, anjos e Papai Noel em trenós tomam conta da cidade, reverenciando o nascimento de Jesus Cristo

Durante o dia e, principalmente à noite, o clima de Natal se faz presente em vários pontos da cidade. São presépios, árvores, anjos, sinos e Papais Noéis que, iluminados, rompem a escuridão da noite levando alegria a igrejas e entradas de entrequadras. Neste ano, os organizadores das decorações natalinas capricharam para que as luzes de Natal aproximem as pessoas, despertando o sentimento de renovação e esperança de tempos melhores.

Na quadra 101 do Sudoeste, a prefeita Maira Coelho Silva, 55, preparou os enfeites natalinos há um mês com ajuda dos moradores. Eles se encontraram no último sábado para uma confraternização, que contou com aproximadamente 150 pessoas, com direito a coral e cantata de adultos e crianças. "Estamos proporcionando uma harmonia e integração maior entre os moradores, que passam a se conhecer também e estreitam os laços afetivos", afirma Maira.

Segundo ela, que é consultora em comunicação estratégica para mídias digitais, o evento também contou com uma feira de artesanato e de culinária. "O objetivo é fortalecer o empreendedor local, que faz crochê e pratos típicos, por exemplo", enfatiza. A prefeita relata que as crianças, de tão empolgadas, montaram uma barraquinha de brigadeiros, chupe-chupes e livrinhos.

Quem passa perto da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na quadra 702 da Asa Norte, pode ver um presépio na entrada, feito de madeira e feno, montado em uma semana pelos frequentadores da igreja. Entusiasmado, o padre Rafael Souza Santos, 37, mostra outra decoração dentro da igreja confeccionada com papel, pó de serragem, areia e feno. "Todo Natal demonstramos um gesto divino de quem vem nos visitar. Então, quando decoramos os nossos lares, temos um preparo do nosso coração para que o menino Deus fique conosco", ressalta.

A iluminação de LED e os pisca-piscas vêm para dar outro sentido ao convívio entre as pessoas e familiares. Segundo o sacerdote, por 2022 ter sido um ano de eleição com opiniões divididas, a igreja trabalhou o tema do perdão entre os fiéis. "Não tem como Jesus nascer se eu e meus irmãos estivermos em conflito. É preciso que haja o perdão, a convivência e partilhar aquilo que temos com irmãos, preparar casa e coração, para que o menino Deus fique conosco", finaliza o padre Rafael Souza.

O prefeito da Quadra 306 da Asa Sul, Cláudio Falecic, 54, se esforçou para manter o espírito natalino entre os moradores neste ano, no qual ele considera conturbado pelos altos preços das mangueiras de iluminação. Segundo ele, foi difícil achar o produto mais em conta. "Apesar de tudo, quero que os moradores se sintam bem e vejam a quadra enfeitada", diz.

Cláudio, que é prefeito há 15 anos, cita que diante dos problemas econômicos enfrentados, quis passar a ideia de paz e harmonia entre as famílias e os blocos, pois ele vê as pessoas 'presas'  nos apartamentos. "A gente tem uma moradora que vai trazer uma serenata de Natal com coral andando pela quadra. Neste dia, a gente avisa os moradores para que desçam e façam uma festa", adianta.

Para receber quem chega à 303 da Asa Norte, a prefeita Nanci Martins de Paula, 72, contratou uma empresa terceirizada em decoração natalina para executar um projeto, que possui tradição de 21 anos. O espaço conta com materiais de anos anteriores, como os anjos na entrada para recepcionar os moradores e visitantes. Mais à frente, é possível ver mangueiras de luzes nas árvores, um trenó com Papai Noel e um presépio. Enquanto admira a iluminação, ela confessa o cansaço em organizar os enfeites junto dos vizinhos, mas não se arrepende. "Essa decoração é para ver as pessoas felizes de estarem reunidas e festejar o nascimento de Jesus", comenta.

No primeiro sábado de dezembro, cerca de 250 pessoas participaram da inauguração dos enfeites natalinos com apresentação de um violinista, chegada do Papai Noel e entrega de doces em saquinhos plásticos higienizados para as crianças da quadra. Os dez condomínios da quadra participaram dos enfeites. No Bloco D, por exemplo, cinco idosas que moram no prédio cuidam da iluminação em frente ao edifício. "A cada ano é feito um projeto para o período (natalino). Fiz tudo isso para ver a felicidade da comunidade em confraternização", finaliza Nanci. 

 

Saiba Mais


Carlos Vieira/CB - 07/12/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Decoração Natalina. Quadra 101 do Sudoeste.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Bem iluminados, o trenó do Papai Noel e a árvore de Natal enfeitam a entrada da 303 Norte
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 08/12/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Iluminação natalina com presépio na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - A síndica Nanci Martins apresenta o anjo