Cidades

Deputados aprovam criação das regiões administrativas Arapoanga e Água Quente

Em sessão extraordinária na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta quarta-feira (07/12), distritais aprovaram a criação das duas novas regiões administrativas. O texto é de autoria do Poder Executivo, que deve sancionar em decreto

Os deputados distritais aprovaram, em sessão extraordinária desta quarta-feira (07/12), a criação das regiões administrativas Água Quente e Arapoanga. O texto, de autoria do Poder Executivo, vai para a sanção do próprio governador Ibaneis Rocha (MDB).

A criação das RA’s foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) há um mês. Existia a resistência de deputados da oposição do governo, que acreditam que a criação das regiões favorece o fatiamento de administrações regionais para parlamentares aliados ao governo.

Uma emenda foi adicionada e acatada pelo plenário da Casa. A mudança prevê a instalação do Conselho Tutelar em cada uma das novas regiões administrativas. A votação foi unânime entre os 14 deputados presentes na CLDF.

Novas R.As

De acordo com o último Censo populacional, em 2018, a população de Arapoanga está estimada em 47 mil moradores. O processo para a criação da região administrativa — bairro de Planaltina — é intenção do governo local desde final de 2021. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a área de Arapoanga é de 2.198,58 hectares — o que equivale a mais de 2 mil campos de futebol.

Já a região administrativa Água Quente é localizada dentro do Recanto das Emas, e faz divisa com Samambaia e Santo Antônio do Descoberto (GO). O Censo de 2018 estipula que a região tem cerca de 30 mil habitantes, em uma área de 951,21 hectares.

 

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.