Secretário da atual gestão, o secretário do Trabalho (Setrab), Thales Mendes Ferreira, foi o entrevistado do CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, na última quarta-feira (7/12). Para a repórter de política, Taísa Medeiros, o secretário comentou que a transição do governo local está sendo considerada tranquila, e que a equipe fez uma avaliação profunda de todos os projetos executados e não firmados nos últimos quatro anos.
No bate-papo, detalhou as novas estratégias para o próximo governo, e citou que em qualquer planejamento, é preciso recalcular as rotas para que Ibaneis inicie o próximo ciclo de forma positiva.
"Em qualquer organização, ou planejamento familiar, não seria diferente. Olhar com um bons olhos para aquilo que a gente conseguiu acertar e ver de que forma podemos fazer para ampliar", conta. "Não só na área do trabalho, mas em todas as áreas. Priorizar aquilo que deu certo e traçar novos rumos para o que queremos implantar", sinaliza.
Saiba Mais
Renova-DF
Indagado sobre o programa Renova-DF, que oferece cursos de qualificação profissional, o gestor detalhou uma curiosidade: 63% das turmas na área da construção civil, historicamente ligada ao sexo masculino, são preenchidas por mulheres. "O Renova-DF é um grande programa de inclusão social. Hoje, um dos maiores programas de inclusão social e qualificação profissionais do país."
"Podem participar jovens a partir de de 18 anos até pessoas mais velhas, de qualquer idade. O mercado de construção civil, que está em evolução, hoje é dominado por elas. As mulheres tomaram conta, principalmente da parte de acabamento", completa.
Para o próximo mandato, Thales revela o que será apresentado no resultado da transição, como aprimoramentos do Renova-DF, com a ampliação da qualificação dos profissionais para um período de 6 meses — atualmente são 3 —, e a possibilidade de ofertar aos alunos empresas do conveniadas, para que eles tenham a vivência na área que se qualificaram. "A 30 dias, eles receberão uma bolsa de estudo, com materiais, passagem, lanche, uniforme e um salário mínimo, como incentivo a qualificação", explica.
Mesmo não confirmado na pasta para 2023, o secretário — na função desde janeiro de 2020 — pontuou que a intenção da Setrab é qualificar mais de nove mil pessoas. Em 2021, o programa encerrou os trabalhos com cerca de cinco mil instruídos. Os dados fechados ainda não foram divulgados. "A partir do momento que a empresa lança uma vaga, e não tem o profissional para ocupar, você limita o crescimento econômico. A grande saída é preparar as pessoas, porque as oportunidades surgem todos os dias", conta.
Fórum dos secretários
Sobre o governo federal, afirmou que ele, ao lado de outros gestores, se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) na última segunda-feira.
"Nós fomos convidados para apresentar sugerir soluções para o grupo de transição. Tivemos uma reunião onde apresentamos um diagnóstico e pautas de reivindicações. São solicitações que vinhamos trazendo ao longo do governo atual. É fato que as políticas de trabalho, emprego e renda não foram priorizadas durante esse período, principalmente durante a pandemia", revela.
Thales acrescentou que a interlocução entre os estados e o Distrito Federal é de suma importância, para além de posições políticas. "Temos que trabalhar para o país. No final, todo mundo sai ganhando quando unimos as forças", conclui.
*Estagiário sob a supervisão de Euclides Bitelo
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais