O fim de semana será de pancadas de chuva e muitas nuvens para os brasilienses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fechado não dará trégua para os moradores do Distrito Federal neste sábado (3/12), que deve permanecer sob condição de pancadas de chuvas ao longo do dia todo. Os termômetros devem variar entre 17°C e 26° e as taxas de umidade ficam entre 90% e 55%.
Os brasilienses que se preparam para assistir a Seleção Brasileira jogar nas oitavas de final da Copa do Mundo na próxima segunda-feira (5) devem se preparar, também, para enfrentar as chuvas. Segundo o Inmet, o clima chuvoso irá perdurar na cidade até o início da semana. “A chuva se mantém até, pelo menos, terça-feira (6). No entanto, há grandes chances dela ir perdendo volume”, afirma o meteorologista Kleber Souza.
Atualmente, uma frente fria vinda do Amazonas paira sobre o DF. Por isso, a cidade tem registrado grandes volumes de chuva e altas taxas de umidade. Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para atender inúmeras ocorrências relativas à chuva, principalmente alagamentos e quedas de árvores.
Cuidados na chuva, segundo a Defesa Civil:
Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.