Dia de jogo da Seleção Brasileira. Veja o que abre e o fecha na cidade

A classificação do Brasil às oitavas de final é um ingrediente a mais na empolgação dos brasilienses que acompanham os jogos onde estiverem, sentindo o título de hexacampeão cada vez mais próximo

A cada partida na Copa do Catar, os torcedores sentem a conquista do hexacampeonato mais próxima. Mesmo com o Brasil classificado para as oitavas de final, os brasilienses não perdem a animação e vão assistir, hoje, ao jogo Brasil X Camarões de onde e como der. Algumas empresas criaram espaços para os trabalhadores verem os jogos, há também quem trocou de plantão ou programou as férias para as datas do Mundial, outras pessoas vão se reunir na casa de amigos para um churrasco. No fim, o importante é que o time do técnico Tite chegue à final e leve a tão cobiçada taça.

Proprietário de um espaço de coworking na Asa Norte, Flávio Mikami, 40 anos, é apaixonado por futebol e, claro, pela Copa do Mundo. Como o local funciona nos horários dos jogos do Brasil, a solução foi colocar as televisões e o telão na partida, assim todos que estão lá trabalhando, funcionário ou coworker, podem acompanhar a bola rolando e torcer pela seleção. "Na Copa passada, os horários foram diferentes e tivemos uma outra pegada. Neste ano, como os horários estão sendo mais às 13h e 16h, a gente já emenda com happy hour e o pessoal fica aqui após os jogos", comenta.

O espaço foi aberto há cinco anos e passa pela segunda Copa do Mundo. Neste ano, o telão que é colocado na área de café e bar vira um karaokê depois. "Outros, voltam a trabalhar, principalmente, quando o jogo é às 13h. Fica a escolha de cada pessoa. A ideia é dar a oportunidade das pessoas assistirem sem ter que sair daqui", destaca Flávio. Segundo ele, em média, o local atende 60 pessoas em dias de jogo, entre coworkers e outros clientes.

O empresário se define como um "viciado em futebol". Ele conta que, por amor ao esporte, já foi para o Japão assistir o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa. "É interessante nessa Copa que a seleção japonesa começou já ganhando da Alemanha e foi uma festa diferente", destaca ele, ressaltando a ascendência oriental.

Já pensando nos jogos das oitavas de final, em que o Brasil deve jogar na segunda-feira, caso passe em primeiro lugar o grupo G, Flávio já planeja aumentar o público do local e reunir mais pessoas para interagirem na hora da partida. "A gente está com o projeto de reservar o nosso auditório para eventos corporativos para ver o jogo. Inicialmente, era algo mais para a gente que trabalha aqui, mas começamos a ter outras demandas", comenta. Para o empresário, esse ano o Brasil conquistará o hexa. "Está sendo bem legal. Os outros times estão mais fracos que a seleção", avalia.

O jovem Lucas Macedo, 24 anos, tem uma startup de tecnologia e usa o espaço 365, do Flávio, para trabalhar. Em dias de jogo, o rapaz assiste à seleção no local. "Tem sido uma emoção essa Copa", destaca. Para ele, o espaço de coworking proporciona conexões entre empresas e pessoas e, no mundial, isso tem sido ainda melhor. "A Copa do Mundo é nada mais do que isso, são ligações. Tem esse clima de estar todo mundo unido torcendo para a seleção. É muito prazeroso e gostoso viver isso", pontua.

O dono da startup conta que vai assistir os outros jogos no local por estar dando sorte. "Estou com uma boa expectativa até pelo que estou vendo dos países que estão participando. O Brasil foi um dos poucos que não tomou gol e já estamos classificados para as oitavas. Acredito que a gente leva o hexa", destaca Lucas. Morador da Asa Sul, o rapaz é torcedor do Vasco da Gama, mas diz que não acompanha muito o futebol nacional. "Na Copa, tem que ter esse espírito de torcer pelo nosso país", pontua.

Para incorporar ainda mais o clima da Copa do Mundo, o espaço criou um drink chamado "amarelinho". Barista no local, Davi Henrique Menezes, 20, conta que a bebida é feita de polpa de maracujá e suco de kiwi com aditivos de corante para dar uma cor mais viva. Além disso, há a possibilidade do cliente colocar leite condensado ou fazer um shot de drink com cachaça. "Tem boa saída", comenta o também estudante.

Mesmo não sendo fã de futebol, Davi, que trabalha no espaço há três meses, conta que é divertido acompanhar os jogos mesmo que trabalhando. "Como as partidas estão sendo transmitidas aqui e o pessoal começa a fazer barulho, a gente se envolve e olha para saber o que está acontecendo. Você se conecta com tudo que está ali e fica no espírito de grupo", ressalta o rapaz.

Copa em casa

Com a animação lá em cima para ver o Brasil passar de fases, a estudante Gabriela Teixeira, 22, gosta de reunir os amigos e a família em casa para ver as partidas. Para o próximo jogo, ela já contabiliza pelo menos sete convidados. "É muito legal. Todo mundo fica nervoso, comemora, se tranquiliza e grita juntos. É muito melhor assim", comenta a jovem que chama o pessoal e combina o que cada um vai levar de comida e bebida para a festa na partida. "A melhor parte é quando assistimos com pessoas que a gente gosta", pontua.

Para o jogo de hoje, a expectativa de Gabriela é que o Brasil mantenha o bom desempenho. "Acho que podemos fazer 3x1", palpita a moradora da Asa Sul. A torcedora conta que não assiste futebol nacional, mas quando começa a Copa é diferente. "Quando tem Mundial a coisa muda, seja Copa do Mundo de futebol feminino ou masculino, é muito legal assistir", destaca. A estudante acompanha os jogos desde pequena. "Posso não conseguir assistir, mas eu estou vendo pela internet o que está acontecendo e a pontuação", acrescenta.

Saiba Mais

O que abre e o que fecha


TRANSPORTE

Ônibus
Dia 2 de dezembro: tabela de dia útil, com reforço de viagens a partir das 13h30.
Metrô
Nos dias de jogos o funcionamento será normal, das 5h30 às 23h30. Haverá aumento de trens entre 14h e 16h (pico intermediário) para atender o retorno dos usuários que forem liberados pelas empresas ou órgãos governamentais.


SAÚDE

Samu: atendimento 24 horas, pelo telefone 192.
Emergências: dos hospitais regionais, das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, em plantão 24h.
Emergência odontológica: a do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) terão plantão 24h.
Caps: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionam de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), terão atendimento das 8h às 14h.
Vacinação: atendimento será das 8h às 14h.
UBS: atendimento será das 8h às 14h.
Farmácias de Alto Custo: atendimento será das 8h às 14h.
Hemocentro: funcionará das 8h às 14h, mediante agendamento no site agenda.df.gov.br
Ambulatórios e policlínicas: funcionarão das 8h às 14h.


NA HORA E PROCON
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o expediente será das 8h às 14h.

CONSELHO TUTELAR E CENTRO INTEGRADO 18 DE MAIO
Vão funcionar das 8h às 14h.


PRÓ-VÍTIMA
Os núcleos do programa terão expediente das 8h às 14h no dia 2 de dezembro.

MPDFT

O expediente no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios será das 7h às 14h.

BANCOS

Os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição. O atendimento ao público será das 9h às 14h.

COMÉRCIO

Em dias de Seleção Brasileira em campo, podem abrir normalmente, com autorização para dispensar os funcionários para assistirem às partidas fora da empresa, saindo 30 minutos antes e retornando 30 minutos após o fim dos jogos. Em outros locais, será colocado televisores para os funcionários assistirem.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Davi Herinque Menezes, Flavio Mikami e Lucas Macedo.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Davi Herinque Menezes, Flavio Mikami e Lucas Macedo.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Davi Herinque Menezes, Flavio Mikami e Lucas Macedo.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Lucas Macedo, Flavio Mikami e Davi Herinque Menezes.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Davi Henrique Menezes, Barista.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Flavio Mikami, dono do Espaço.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Flavio Mikami, dono do Espaço.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto Flavio Mikami, dono do Espaço.
Ed Alves/CB/D.A Press - 01/12/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Funiconarios e frequentadores do Coworking 365 na Asa Norte, nos jogos da Copa do Mundo. Na foto, Lucas Macedo.