Mesmo com tempo nublado e previsão de chuva, muitos turistas que chegaram à capital federal para passar a virada do ano e acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desanimaram. Na manhã deste sábado (31/12), a movimentação é tímida, mas pessoas de toda parte, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia foram à Esplanada dos Ministérios para ver os monumentos e conhecer o ambiente onde ocorrerá a posse.
Vestida de vermelho, a funcionária pública Mari Holanda, 62 anos, veio à Brasília pela primeira vez para acompanhar a cerimônia. Emocionada, ela chorou ao falar sobre o momento político que o país viveu nos últimos quatro anos. “Foram anos de muito sofrimento, pois tivemos um representante que não correspondia à expectativa da população. O presidente Lula é um líder mundial, foi uma lavada de alma”, disse a moradora de São Paulo.
Conterrâneo de Mari, o comunicador Ed Carlos Bispo conseguiu uma vaga em uma pousada próxima ao Eixo Monumental e não perdeu tempo. “Em dezembro, eu estava decidindo as coisas e comprei a passagem de avião nos últimos dias. Apesar de ser filiado a outro partido, optei por apoiar o presidente Lula porque mais quatro anos do governo atual seria irreversível", declarou.
À espera dos amigos que estão na estrada, Ed Carlos tirou um tempo para andar nas ruas planas da capital federal. “Eu não queria passar o ano novo na estrada, mas estou aguardando meus colegas que estão vindo em caravana. Na festa de amanhã estaremos juntos comemorando”, concluiu.
Trânsito e segurança
O Correio foi até a Esplanada para verificar como estão os esquemas de segurança na véspera de ano novo. Viaturas da Polícia Militar, da Polícia do Exército, carros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e outros estão no local. De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal no DF, Marlon Cajado, mil policiais federais estarão trabalhando nos eventos que envolvem a posse. O comandante-geral da PMDF, Fábio Augusto, informou que a corporação vai mobilizar todo efetivo disponível.
Para quem está a pé, o acesso a Esplanada será feito somente pela via N1, na altura da Estação Rodoviária de Brasília (ERB), onde haverá pontos de revista da população. Na madrugada de sábado, as vias N2 e S2 foram fechadas. Não será autorizado o acesso pela S1 ou pelas escadarias dos ministérios. O bloqueio da S1 será a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), cerca de 300 mil pessoas estarão presentes na Esplanada dos Ministérios para receber o representante do Executivo em 1º de janeiro.
Saiba Mais
- Política Expectativa: posse de Lula terá efetivo com 10 mil agentes
- Cidades DF Céu nublado: último dia do ano será de chuva por todo o DF
- Cidades DF OAB-DF alerta para riscos de queima de fogos na virada do ano
- Mundo Em visita ao Brasil em 2007, papa Bento XVI canonizou Frei Galvão
- Mundo Papa Francisco presidirá funeral de Bento XVI em 5 de janeiro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.