O fim de semana que marca a transição de 2022 para 2023 será agitado para quem mora ou visita Brasília. A virada de ano assume nova roupagem devido à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Festival do Futuro, que traz a capital artistas atuantes na campanha do candidato eleito, promete movimentar o Distrito Federal com o fluxo intenso de brasilienses e turistas. Além disso, o réveillon será realizado pela primeira vez após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.
Os brasilienses e turistas que chegaram têm um fim de semana peculiar para esta época do ano na capital federal. Com os acontecimentos se convergindo na área central de Brasília, mudanças no trânsito e operações táticas de segurança precisam ser observadas, assim como o que diz a meteorologia para estes dois dias agitados. No último dia do ano, a previsão do tempo segue indicando chuvas, céu nublado e rajadas de vento, seguindo o padrão observado ao longo do mês: em dezembro, o Distrito Federal registrou uma média de 25 dias com pancadas de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Andrea Ramos destacou que, mesmo com a abertura do sol na manhã de ontem, a tendência é que os brasilienses encarem um fim de semana típico do verão nesta virada de ano atípica. "Mesmo com a abertura do sol, o cidadão deve aguardar pancadas de chuvas. O DF está em estado de alerta", explicou ao Correio.
Em razão das fortes chuvas, especialmente dos últimos dez dias, o número de buracos aumentou bastante nas pistas do Distrito Federal. Nesta semana, operários da Novacap e integrantes do GDF Presente realizaram a recuperação asfáltica das vias principais da Esplanada, N1 e S1, que dão acesso ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e também à Câmara Legislativa. O trecho entre a Rodoviária e o Museu Nacional, por exemplo, estava bem danificado e foram necessárias cerca de 6,5 toneladas de massa asfáltica para executar o serviço. A medida se deveu à preparação para as festividades que serão realizadas no local, amanhã.
Para o Réveillon Brasília Viva 2023 e a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o trânsito no centro de Brasília está sofrendo alterações para evitar transtornos. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Polícia Militar do DF atuam com sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres. Hoje, das 17h às 2h, o tráfego de veículos na via de ligação entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Torre de TV será bloqueado nos dois sentidos. Como alternativa, o Detran-DF sugere o retorno na via de ligação entre a W3 Norte e a W3 Sul. Como sugestão de estacionamento, a recomendação é que se utilize o Parque da Cidade (estacionamentos 12 e 13), a Torre de TV, o Setor Hoteleiro Norte e Sul e as vagas do Brasil XXI. Para garantir maior segurança na passagem de pedestres, as equipes do Detran e da PMDF apoiarão a travessia e também trabalharão para coibir infrações, como alcoolemia e estacionamento irregular.
Em relação à segurança para motoristas e pedestres, os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do GDF voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Os locais contarão, ainda, com reforço do policiamento e ações pontuais, de forma a minimizar impactos de trânsito, principalmente na região central.
TRANSPORTE PÚBLICO
Metrô
Hoje: opera das 5h30 às 2h.
- Até as 23h30 todas as estações funcionarão para embarque e desembarque. Deste horário até as 2h somente as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilândia estarão abertas para embarque e o desembarque ocorrerá em todas as estações.
Amanhã: funciona das 9h às 2h. Até as 22h, todas as estações vão operar para embarque e desembarque. Deste horário até às 2h somente a Estação Central estará aberta para embarque. O desembarque ocorrerá em todas as estações.
Ônibus
Hoje a amanhã: circulam com as tabelas usais para esses dias.
- Haverá aumento de viagens, de acordo com a demanda de passageiros.
- A circulação terá reforço especial nas linhas circulares de toda as regiões e da Rodoviária do Plano nos horários dos eventos.
SAÚDE
Emergências dos hospitais, odontológica do Hran, unidades de pronto atendimento (UPAs) e Casa de Parto de São Sebastião
Atendem 24h durante o fim de semana.
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III)
Funcionam de forma ininterrupta hoje e amanhã
Caps dos tipos I e II, Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi)
Não abrem aos fins de semana.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Não atendem aos sábados e domingos.
Farmácias de alto custo
Não funcionam hoje e amanhã.
Ambulatórios policlínicos
Não abrem hoje e amanhã.
Hemocentro
Atendimento das 7h às 12h, apenas hoje. Amanhã estará fechado.
Serviço Veterinário Público
Não funciona nos fins de semana.
SEGURANÇA
Polícia Militar e Polícia Civil, incluindo Deam e DCA
Atendimento durante as 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
Plantão durante as 24 horas do dia. Contatos pelos telefones 199 e 193, respectivamente.
SECRETARIA DE JUSTIÇA
Na Hora e Procon
Não funcionam presencialmente no fim de semana.
Conselho Tutelar
Também não opera no fim de semana. Demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125 ou pelo e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br.
Centro Integrado 18 de Maio
Não abre. Demandas urgentes serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Núcleos do Pró-Vítima
Estarão fechados, mas funcionam em regime de plantão. O contato pode ser feito pelos telefones disponíveis no site www.sejus.df.gov.br/pro-vitima/.
COMÉRCIO, INCLUINDO OS SUPERMERCADOS
Hoje: funciona até as 15h.
Amanhã: não abre.
ENERGIA ELÉTRICA
- CEB: atendimento em sistema de plantão.
- Neoenergia: os canais de atendimento virtuais e o plantão estarão disponíveis 24 horas. Informações: (61) 3465-9318 (WhatsApp), aplicativo, site, redes sociais (enviar mensagem privada para @neoenergiabsb no Twitter) e telefone 116.
ÁGUA
A Caesb também estará em regime de plantão. O atendimento remoto pelo Portal de Serviços, a Agência Virtual, o aplicativo, o site da companhia e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.
LAZER
Eixo do Lazer
Como ocorre em todos os domingos, ficará aberto ao público das 6h às 18h.
Jardim Zoológico
Aberto hoje e amanhã, das 8h30 às 17h.
Jardim Botânico
Fechado no fim de semana e na segunda-feira.
Planetário
Fechado no fim de semana.
Torre de TV
Hoje, o mirante fica aberto das 10h às 16h e amanhã estará fechado.
Espaços públicos culturais
Todos que estão sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura estarão fechado hoje e amanhã.
Parques Ecológicos
Os que são geridos pelo Ibram estão abertos normalmente. Veja os horários:
Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h, sendo das 6h às 18h.
Parque Recreativo do Gama, Parques ecológicos do Paranoá, do Lago Norte, do Riacho Fundo, Areal e do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h.
Parques ecológicos Ezechias Heringer, Veredinha e Península Sul: das 6h às 22h.
*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti e Malcia Afonso
Saiba Mais
- Cidades DF Tristeza: macaquinho perde a mãe atropelada e fica abraçado ao corpo
- Cidades DF Ibaneis troca chefia da Emater; Cleison Duval vai assumir presidência
- Cidades DF Saúde registra 549 novos casos e taxa de transmissão chega a 1,01
- Cidades DF Saiba qual vai ser o número dos gabinetes dos deputados eleitos na CLDF
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.