Manifestação

Grupo de petistas "dá tchau" a Bolsonaro com música no Aeroporto de Brasília

Petistas cantaram a música "Ta na hora do Jair, já ir embora", que ficou famosa como critica a Jair Bolsonaro, derrotado por Lula nas eleições deste ano

Pedro Marra
Fernanda Strickland 
postado em 30/12/2022 00:04
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

A três dias da posse do presidente eleito Lula (PT), um grupo de petistas chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília, na tarde desta quinta-feira (29/12), e entoaram um canto da música "Ta na hora do Jair, já ir embora", em comemoração à saída de Jair Bolsonaro (PL) do cargo de presidente da República, dando lugar ao adversário. Confira o vídeo abaixo.

A canção dos artistas Juliano Maderada e Tiago Doidão entoou na voz dos passageiros — com maioria de mulheres — que desembarcaram na capital federal com mochilas nas costas, enquanto alguns batiam as mãos em sincronia com a música.

Esquema de segurança reforçado

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI), construído em conjunto com órgãos federais e locais, para a posse de Lula, em 1º de janeiro. O objetivo é manter a ordem e garantir a proteção da população, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.

O policiamento será reforçado em toda a região pela Polícia Militar (PMDF). Unidades especializadas da corporação e da Polícia Civil (PCDF), como tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais, estarão de prontidão para dar apoio, caso seja necessário. Os prédios públicos contarão, ainda, com segurança própria.

A PMDF realizará revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e, eventualmente, em meio ao público. Dessa forma, é imprescindível que os cidadãos estejam atentos às orientações dos órgãos de segurança e de trânsito.

O acesso à Praça dos Três Poderes será controlado. A entrada para o local poderá ser feita até 12h30, ou até atingir o público de cerca de 30 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades de segurança pública.

As ações de policiamento incluem reforço da segurança do Festival do Futuro, que integra a programação da posse. Os shows, a serem realizados nos quadrantes dois e três da Esplanada, terão início às 11h do domingo e previsão de término na madrugada do dia 2. Haverá reforço policial em estações de Metrô-DF, na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto Internacional de Brasília.

Está previsto, por exemplo, o fechamento da Esplanada e o apoio à segurança presidencial, que está sob a responsabilidade da Polícia Federal, atuação de equipes de atendimentos de emergência e reforço nos efetivos das delegacias próximas.

Conforme o documento toda a região será monitorada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens de câmeras e drones. As informações serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O local sediará o Gabinete de Gestão Estratégica, que reunirá, no dia da cerimônia, o alto-comando da segurança pública do DF e representantes de órgãos federais de segurança. Ainda existe, em âmbito federal, planejamento para a segurança do presidente, dos chefes de estados e outras autoridades.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação