O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, informou, na manhã desta quinta-feira (29/12), que a estimativa do gabinete de transição do governo federal é que cerca de 300 mil pessoas estejam presentes na Esplanada dos Ministérios para a posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, no próximo domingo (1/1/23). Por motivos de segurança, somente 30 mil pessoas poderão ocupar a Praça dos Três Poderes para assistir ao vivo o presidente eleito subir a rampa do Planalto. O acesso à praça, no entanto, só poderá ser feito até as 12h30. As autoridades orientam o público a chegar cedo se quiser garantir o acesso à praça.
"É um evento complexo. Temos diversos atos no dia da posse. A grande concentração de pessoas que estarão presentes nesses atos demanda um planejamento muito bem feito relacionado à questão de segurança", pontuou o secretário de Segurança. O chefe da pasta informou que atuarão em conjunto a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), as Polícias Legislativas da Câmara e do Senado Federal, a Polícia Judiciária do Supremo Tribunal Federal (STF), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Exército Brasileiro.
O acesso dos pedestres à Esplanada será feito somente pela via N1. De acordo com o secretário Júlio Danilo, haverá pontos de revista no local. Agentes de segurança estarão em posse de detectores de metais portáteis. A orientação é que o público evite portar objetos que possam ser usados como armas brancas, como cabos de bandeiras e estiletes. O porte de armas de fogo e munições está suspenso em todo o Distrito Federal até as 18 horas de segunda-feira (2/1/23), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O GDF decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (30/12). Nesta data, haverá um ensaio geral da posse. Seguindo o protocolo de grandes eventos, será feita uma varredura na Esplanada. Segundo Júlio Danilo, a varredura dessa vez será mais ampla, abrangendo também os prédios dos ministérios, Congresso, Palácio do Planalto e Supremo.
Atuação integrada
Para atuação integrada e coordenada e reforço da segurança durante a posse presidencial, marcada para 1º de janeiro, e demais eventos relacionados, a SSP/DF elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI), construído com participação de órgãos federais e locais, com ações coordenadas de segurança que visam a manutenção da ordem pública e a segurança do público, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.
Saiba Mais
- Cidades DF Morador do DF é preso por atos de vandalismo no dia 12 de dezembro
- Cidades DF Caesb monta estrutura para garantir hidratação do público na posse
- Cidades DF Moradores do Plano Piloto, Planaltina e Núcleo Bandeirante estão sem luz
- Cidades DF Polícia identifica 40 responsáveis por atos antidemocráticos no DF
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.