Atentado em Brasília

Suspeito de participar de atentado fugiu de Brasília, diz Ibaneis

Alan Diego é o homem citado pelo empresário George Washington De Oliveira Sousa, 54, no depoimento prestado à polícia. Segundo George, partiu de Alan a ideia de explodir um artefato próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília

Darcianne Diogo
postado em 27/12/2022 16:00 / atualizado em 27/12/2022 16:01
 (crédito:  Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: Redes Sociais/Reprodução)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti na manhã desta terça-feira (27/12), que o bolsonarista Alan Diego Rodrigues, 32 anos, suspeito de envolvimento no atentado terrorista próximo do Aeroporto Internacional de Brasília, fugiu da capital.

Alan é o homem citado pelo empresário George Washington De Oliveira Sousa, 54, em depoimento prestado à polícia, como o mentor do atentado. Preso desde sábado, George afirmou que partiu de Alan a ideia de explodir um artefato próximo ao aeroporto da capital. Natural de Mato Grosso, Alan é eletricista e chegou ao DF em novembro para se reunir com manifestantes em frente ao Quartel-General do Exército (QG).

George contou à polícia que disponibilizou a bomba a Alan e teria sido ele o responsável por deixar o artefato no eixo de um caminhão-tanque com 63 mil litros de querosene de aviação (28 mil no primeiro compartimento, e 35 mil no segundo), na Estrada Parque Aeroporto (Epar), em frente à Concessionária V1.

O chefe do Executivo local afirmou que Alan já foi identificado pela Polícia Civil, mas que os investigadores estão no encalço para encontrá-lo. “Devemos ter notícia nas próximas horas”, frisou Ibaneis.

Desmobilização

Ainda em coletiva, Ibaneis afirmou que ao menos 40 barracas e duas cozinhas já foram desmontadas no acampamento montado em frente ao QG. A intenção é que haja uma “desmobilização natural” até o dia da posse de Lula, em 1º de janeiro.

“Aguardamos novas operações até a data da posse para que possamos desmobilizar esses movimentos. Temos consciência de que o Exército vem cuidando disso diariamente. Desmontando parte dos acampamentos. Para trazer um movimento de mais tranquilidade. Não só para o momento da posse, mas para os próximos quatro anos. Não consideramos como movimento legítimo o que vem acontecendo. Queremos ter a pacificação da nossa cidade e do nosso país”, informou o governador.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe…

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Alan Diego Rodrigues publicou foto tirada no dia da comissão, junto ao senador eleito Magno Malta
    Alan Diego Rodrigues publicou foto tirada no dia da comissão, junto ao senador eleito Magno Malta Foto: Reprodução/Redes sociais
  • Alan Diego Rodrigues publicou foto tirada no dia da comissão, junto ao deputado federal cassado Daniel Silveira
    Alan Diego Rodrigues publicou foto tirada no dia da comissão, junto ao deputado federal cassado Daniel Silveira Foto: Reprodução/Redes sociais
  • Acusados de planejar um atentado terrorista em Brasília, os bolsonaristas Alan Diego e George Washington aparecem em fotos em Comissão do Senado.
    Acusados de planejar um atentado terrorista em Brasília, os bolsonaristas Alan Diego e George Washington aparecem em fotos em Comissão do Senado. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
  •  24/12/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Esquadrão Anti Bomba do Bope  e Polícia Federal em ameaça de bomba no Aeroporto.
    24/12/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Esquadrão Anti Bomba do Bope e Polícia Federal em ameaça de bomba no Aeroporto. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação