O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que está acompanhando a apuração sobre a suposta bomba encontrada próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O ex-governador do Maranhão está em viagem para São Luís (MA), onde passará o Natal ao lado da família. “Estamos acompanhando as apurações sobre o suposto artefato explosivo encontrado em Brasília na manhã deste sábado. Teremos informações oficiais em breve”, disse o ministro.
De acordo com a apuração da reportagem, os PMs foram comunicados de que haveria uma caixa cheia de artefato explosivo, deixado por um caminhão em uma via pública, por volta de 5h30. O local é perto de concessionárias de carros. Funcionários da Inframérica, às 7h45, foram ao local e interditaram a faixa da pista onde estava o explosivo com cones. Logo após, acionaram a PM, que já confirmou se tratar de artefato explosivo.
O procedimento para a remoção do objeto, que são duas bananas de dinamite, começou por volta de 11h55 pelo Grupo Antibombas da PMDF. Às 13h20, o grupo desativou a bomba, e deixou o local logo após, seguido do CBMDF e da PF. Policiais civis ficaram por lá para a realização da perícia, e irão investigar o caso.
Asa Sul
Na sexta-feira (23/12) — antevéspera de Natal —, as equipes da Polícia Militar (PMDF) atenderam uma ocorrência de suspeita de bomba na 216 Sul. Após duas horas e meia de investigações, a corporação concluiu que não existia um artefato explosivo na mochila do suspeito — um homem de aproximadamente 30 anos — que estava em um ônibus.
De acordo com a coordenação das investigações, nenhum artefato ou substância ilícita foi encontrada na mochila. “O suspeito foi liberado e vamos desocupar as vias. Após a apuração do BOPE, concluímos que não havia bomba”, ressaltou o major Newton.
Por volta das 14h30, os militares foram acionados por uma passageira do transporte público, que tinha como destino a Rodoviária do Plano Piloto, pois a vítima escutou que um homem carregava uma bomba em seus pertences.
Imediatamente, o ônibus da empresa Pioneira começou a ser monitorado, e no fim do Eixo Sul, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Esquadrão Antibombas da PM pararam o veículo e iniciaram a Operação Petardo. De acordo com apuração do Correio, tudo iniciou após uma passageira ouvir a conversa do homem, e suspeitou que ele estava portando uma bomba.
*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer
Saiba Mais
- Cidades DF Vídeo: Com muita maconha, grupo não obedece ordem e foge de policiais no DF
- Cidades DF Patrão tenta matar funcionário a tiros na feira de Ceilândia e acaba preso
- Cidades DF Grupo suspeito de furtar R$ 20 mil em roupas de shopping do DF é preso
- Cidades DF Suspeita de bomba mobiliza polícia próximo ao Aeroporto de Brasília. Vídeo
- Cidades DF Natal: veja o que abre e o que fecha no DF neste feriado
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.