CLDF

Iolando desiste de candidatura à presidência da CLDF após acordo do MDB

O presidente do partido de Iolando, Rafael Prudente, negociou para que fosse composta apenas uma chapa. Favorito para o cargo, Wellington Luiz tem o apoio da maioria dos deputados distritais eleitos

Pablo Giovanni*
postado em 20/12/2022 17:38 / atualizado em 20/12/2022 17:39
Da esquerda para direita, estão Wellington Luiz, Rafael Prudente, Iolando Almeida e Hermeto, todos do MDB -  (crédito: material cedido ao Correio)
Da esquerda para direita, estão Wellington Luiz, Rafael Prudente, Iolando Almeida e Hermeto, todos do MDB - (crédito: material cedido ao Correio)

A poucos dias da eleição para a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os únicos deputados cogitados na disputa fecharam um acordo. Com isso, o caminho está aberto para que Wellington Luiz (MDB) seja o presidente da Casa para o próximo biênio.

O acordo entre Wellington Luiz e Iolando (MDB) foi costurado pelo presidente do partido, Rafael Prudente (MDB) — atual deputado distrital e eleito para a Câmara dos Deputados —, além da presença dos demais parlamentares do partido. Ao Correio, Wellington comemorou o acordo. “Graças a Deus chegamos a um entendimento e vamos caminhar juntos, com uma única candidatura. O Iolando não fez qualquer pedido ou exigência (de cargo na composição)”, disse.

Ele caminhará junto com Ricardo Vale (PT), que será candidato à vice-presidência da CLDF na chapa. O Correio mostrou que os parlamentares da oposição de Ibaneis Rocha (MDB) negociaram com Luiz para que o petista fosse o vice-presidente na chapa. Com o acordo, Wellington somava o apoio da base e da oposição, mas ainda tentava trazer o Partido Liberal (PL), que à princípio estaria encaminhando em acordo com Iolando.

A jornalista Ana Maria Campos, da coluna Eixo Capital, noticiou que os deputados eleitos já estavam fechados para quem irá compor a Mesa Diretora da Casa, durante um encontro na casa de Wellington Luiz. Além de Luiz e Vale, a mesa terá Daniel de Castro (PP), Roosevelt Vilela (PL) e Martins Machado (Republicanos), respectivamente, como primeiro, segundo e terceiro secretários. Além desses cinco nomes, estariam fechados com Wellington: Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT), Eduardo Pedrosa (União), Joaquim Roriz Neto (PL), Dayse Amarilio (PSB), Hermeto (MDB), Thiago Manzoni (PL), Daniel Donizet (PL), Fábio Felix (PSol) e Max Maciel (PSol).

As eleições da Câmara Legislativa ocorrem em 1° de janeiro, após a posse dos deputados distritais e do governador Ibaneis Rocha.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação