Reforma

Primeira etapa da reforma do Teatro Nacional começa na terça-feira (20/12)

Teatro foi fechado em 2014 por recomendação do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros. Uma solenidade vai marcar o início da reforma da Sala Martins Pena

Correio Braziliense
postado em 19/12/2022 18:02 / atualizado em 19/12/2022 18:02
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A solenidade, que vai acontecer durante as primeiras horas do dia na terça-feira (20/12) na parte externa do Teatro Nacional, voltada para o Eixo Monumental, marca o início da reforma no local. Na cerimônia será assinada a ordem de serviço que autoriza a reforma da Sala Martins Pena, como primeira etapa do restauro.

Devem participar do evento, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o secretário de cultura e economia criativa, Bartolomeu Rodrigues, o presidente da Novacap Fernando Leite, e o superintendente do Iphan no DF, Saulo Diniz.

O secretário Bartolomeu Rodrigues afirmou que o Teatro Nacional é a prioridade da gestão. "Agora nós não estamos mais falando em projetos de reforma, como uma coisa que ainda vai ser alcançada, mas de uma obra que já vai ser iniciada e que vai ser marcante para a cultura do país”. Bartolomeu ressaltou que na última quinta-feira (15/12) a secretaria validou o resultado final da empresa que vai realizar a reforma, A Porto Belo Engenharia foi a vencedora do edital e o custo da obra será de aproximadamente R$ 54 milhões.

Histórico

Em janeiro de 2014, o Teatro Nacional foi fechado por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, porque não atendia às normas de acessibilidade e segurança vigentes. Ao todo, na época, foram identificadas 132 não conformidades.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE