Correio Talks

Inovação em meio à crise: o empreendedorismo durante a covid-19

O debate do Correio Talks teve a participação do superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, que falou sobre os desafios enfrentados pelos empresários durante a pandemia da covid-19

Darcianne Diogo
Júlia Eleutério
postado em 19/12/2022 15:47
O encontro contou com a participação do consultor financeiro André Wehbe. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
O encontro contou com a participação do consultor financeiro André Wehbe. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Pandemia, crise e reinvenção. Na edição do Correio Talks desta segunda-feira (19/12), o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Valdir Oliveira, fez uma análise sobre um dos períodos mais difíceis enfrentados pelos empresários na capital. Devido à pandemia da covid-19, os donos dos próprios negócios precisaram se reinventar para não fechar as portas.

Foi nesse período de restrições que o Sebrae viabilizou um "novo olhar" para os microempreendedores. O primeiro passo, segundo o superintendente, foi compreender o tamanho do desafio a ser enfrentado. "Transformamos a consultoria em capacitação. Se estávamos dizendo que eles (microempreendedores) precisavam ter essa transformação, nós tínhamos que proporcionar isso. Então, uma das iniciativas foi juntar consultores em um encontro virtual e debatermos sobre os rumos que iríamos tomar", afirmou.

Durante a pandemia, microempreendedores tiveram a oportunidade de ter orientações a custo zero, como forma de capacitação. "Foi um total de 650 mil horas de consultoria contratada de forma gratuita, desde o diagnóstico até o marketing", frisou Valdir. Ainda de acordo com o superintendente, nos últimos quatro anos o Sebrae-DF disponibilizou mais de meio milhão de atendimentos.

O encontro, transmitido em todas as redes sociais e no site do Correio, também contou com a participação do consultor financeiro André Wehbe e o empresário Jony Rebouças.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação