Para os moradores do Distrito Federal que gostam de aproveitar o fim de semana em casa, embaixo das cobertas, a previsão do tempo é a ideal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que, neste sábado (17/12), a capital do país tem máxima prevista de 25°C.
Ainda de acordo com o instituto, o tempo deve permanecer nublado, com chuvas ao longo do dia. A temperatura mínima registrada, tanto no Plano Piloto quanto no DF, foi de 18°C. Em relação à umidade relativa do ar, a variação deve ficar entre 70% e 90%, de acordo com o Inmet.
Meteorologista do Inmet, Jeane Lima, diz que também podem ocorrer chuvas mais intensas no DF, em áreas isoladas, durante o período da tarde. “Estamos com algumas ZCAS (Zona de convergência do Atlântico Sul) atuando até a terça-feira (20/12). Por isso, devemos manter esse padrão de tempo até lá”, ressalta.
Quanto à possibilidade de sol, Jeane Lima não é tão otimista. “Está bem nublado e acredito que não deve ocorrer (abertura de sol). Se for para acontecer, deve ser mais para o final da tarde”, comenta.
- Sextou?! Confira a previsão do tempo para o fim de semana
- Em Brazlândia, já choveu 81% do total esperado para o mês
Índices ultrapassados
A meteorologista comenta que o mês de dezembro está bastante chuvoso. De acordo com a especialista, a estação meteorológica do Plano Piloto registrou 175 mm de chuvas, chegando a 73% do esperado para os 31 dias do último mês do ano (241 mm).
Em Brazlândia, ainda segundo Jeane Lima, choveu mais do que o aguardado para todo o mês. “A previsão era de 247 mm, e a estação já atingiu o esperado, além de ultrapassar em 3%”, detalha.
Alertas
Em relação ao alerta de chuvas, a meteorologista diz que o Inmet ainda está finalizando o aviso para o DF neste sábado. “Acredito que ele deva ficar no laranja”, prevê. No caso da cor indicada por ela, significa que a capital do país pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, o Inmet deixa algumas dicas para os moradores do DF. Confira:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e/ou placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Procure outras informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo Incidente de Mayerling: como um suicídio levou ao estopim da Primeira Guerra Mundial
- Brasil SP cerca praças e dispersa viciados, mas Cracolândia continua sob tensão
- Esportes "As vibracões estão a mil", reconhece Maxi Rodríguez antes da final Argentina-França
- Mundo Tribunal dos EUA nega manutenção de norma sanitária que permite a expulsão de migrantes
- Diversão e Arte Marcius Melhem afirma que possui provas contra acusações de assédio
- Economia Auxílio Brasil: beneficiários de NIS final 9 podem movimentar recursos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.