No Distrito Federal, a contagem regressiva para o fim de semana começou e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (16/12) traz uma prévia do temporal esperado para sábado e domingo. Com dias marcados por chuvas, trovoadas e rajadas de vento, os moradores da capital federal devem organizar uma programação mais intimista, principalmente no período da tarde e da noite, quando as pancadas devem acontecer. Durante a manhã, a previsão é de chuva em pontos isolados, tempo perfeito para prolongar o sono debaixo das cobertas.
Saiba Mais
- Cidades DF Em Brazlândia, já choveu 81% do total esperado para o mês
- Cidades DF Estrangulada no DF, vítima de feminicídio foi morta na casa do suspeito
- Cidades DF Justiça do DF condena BRB por falha de segurança em conta de cliente
- Cidades DF Projeto Vacina em Casa visita moradores da Asa Sul e Vila Telebrasília no sábado
“A chuva não vai dar trégua, tanto sábado, quanto domingo”, garante o meteorologista Cleber Sousa. De acordo com o especialista, nesta sexta-feira, a umidade relativa do ar pode variar entre 95% e 60%. Já a temperatura não deve mudar: os termômetros podem chegar a 26ºC. A mínima registrada foi de 18ºC, nas primeiras horas do dia. “Vamos ver essa climatologia no fim de semana, a temperatura e a umidade se mantêm. Isso porque uma Zona de Convergência do Atlântico Sul vai atuar nos próximos dias na capital, e ocasionar muita chuva”, reitera.
Segundo Cleber, ao longo desta semana o mesmo sistema atuou na cidade, fazendo com que os registros pluviométricos aumentassem: em Brazlândia já choveu 209,4mm, 87% do esperado para o mês. A média de dezembro é de 241,1mm. “Esse sistema é característico do mês de dezembro, e promete trazer muita chuva”, diz. O céu, de acordo com o meteorologista, deve ficar com muitas nuvens entre sexta e domingo.
Cuidados com a chuva
Dentro de casa
- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.