Crime

Alvos de operação, aliados do PCC fraudam INSS e sequestram laranja

O grupo criminoso cooptava pessoas para receber os benefícios fraudados. Um dos laranjas, morador de Ceilândia, teve o dinheiro bloqueado em razão de dívidas e foi sequestrado e ameaçado

Darcianne Diogo
postado em 16/12/2022 08:34
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (16/12), três mandados de busca e apreensão contra criminosos associados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) investigados por cometer fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O grupo criminoso seria responsável por cooptar "laranjas" para receber os benefícios fraudados decorrentes de morte de terceiros.

Um dos laranjas era morador de Ceilândia e recebeu cerca de R$ 70 mil na conta bancária do esquema ilegal. Contudo, parte do dinheiro foi bloqueado automaticamente em razão de dívidas anteriores. O homem passou a ser ameaçado e perseguido pelo grupo criminoso, que dizia fazer contato com faccionados de São Paulo.

Por causa da dívida, os criminosos sequestraram o laranja em 27 de julho, em uma agência bancária de Ceilândia, e o obrigaram a fazer transferências bancárias e entregar bens. O bando ainda entrou em contato com os familiares do rapaz e exigiram mais dinheiro para libertá-lo. Mesmo após ser soltos, a vítima e os parentes continuaram sendo ameaçados.

Com medo, a vítima e os familiares registraram um boletim de ocorrência na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte). Delegado à frente do caso, Thiago Boeing, afirma que a polícia busca a identificação de outros autores que participaram do sequestro. "Ao término da investigação, os autores irão responder por extorsão mediante sequestro e haverá o compartilhamento de provas com a DRACO da PCDF para apuração da organização criminosa e com a Polícia Federal que investigará as fraudes contra o INSS", frisou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação