O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), a Defensoria Pública (DPDF) e o Ministério Público (MPDFT) entregarão, nesta sexta-feira (16/12), os documentos e certidões com a requalificação de gênero e nome de pessoas não-binárias. O evento ocorrerá às 9h, na Escola da Defensoria Pública, localizada no Edifício Rossi Esplanada Business, loja 01, na Asa Norte.
O Juiz do TJDFT, Gabriel Coura, um dos envolvidos na ação, acredita que a entrega das certidões será um divisor de águas. Para o magistrado, as novas documentações representam o reconhecimento da diversidade de gênero pelo Estado. “A identificação é o primeiro dos direitos humanos, e sem ele nenhum dos demais direitos pode ser concretizado em sua plenitude", afirmou.
A ação é desdobramento do atendimento realizado em 8 de novembro deste ano, durante a Semana Nacional de Conciliação. Na ocasião, houve a atuação do TJDFT, da DPDF e do MPDFT nas audiências itinerantes com as pessoas interessadas em fazer a alteração da documentação. As sentenças nos procedimentos pré-processuais determinaram a retificação do registro civil. A alteração de gênero e nome de pessoas não-binárias contou com a parceria da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR).
Com informações do TJDFT
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Chefe do Comboio do Cão é julgado no DF e mobiliza forte aparato policial
- Cidades DF Projeto Vacina em Casa visita moradores da Asa Sul e Vila Telebrasília no sábado
- Cidades DF Covid-19: taxa de transmissão cai pelo 11º dia seguido no DF, mas ainda é alta
- Cidades DF Homem é preso após atear fogo em casa com ex-mulher e cinco filhos dentro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.