Saúde

Brinquedoteca do Hospital Regional de Ceilândia é reinaugurada

Projeto da ONG Amigos da Vida tem por objetivo a construção de brinquedoteca em Hospitais Públicos do Distrito Federal. Mãe do cantor Renato Russo, que foi homenageado pela ONG, esteve presente no ato

Correio Braziliense
postado em 15/12/2022 18:01
 (crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde - DF)
(crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde - DF)

Hoje, (15/12) foi reinaugurada a brinquedoteca do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), para que os pacientes internados na pediatria do hospital, tenham um espaço recreativo e divertido. A responsável pela revitalização do espaço foi a Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Vida. Esteve presente na reinauguração a mãe do cantor Renato Russo, que foi homenageado e empresta seu nome ao local. O projeto tem como objetivo a construção de brinquedotecas em Hospitais Públicos do Distrito Federal onde as crianças possam ter atividades lúdicas, de recreação e entretenimento durante a internação para o tratamento de HIV/AIDS e outras doenças crônicas.

Wendel Moreira, superintendente da Região de Saúde Oeste, destacou ter sido uma honra receber a contribuição da ONG para o HRC. “Sem dúvidas, essa brinquedoteca é um carinho na alma destas crianças, em um momento de dor e aflição, um acolhimento que as ajudam a enfrentar sua doença no momento de internação", diz. O superintendente também ressaltou a importância dessa cooperação técnica entre as Secretarias de Saúde e Educação, pois o local conta com professores que cuidam das classes hospitalares. “Aqui na brinquedoteca as crianças poderão fazer as suas atividades enquanto estiverem internadas”, lembra Moreira.

Carminha Manfredini, mãe do cantor Renato Russo, agradeceu a homenagem e ressaltou a alegria dos pequenos. “Vemos nos semblantes das crianças alegria, porque a internação é um momento muito difícil para elas e para as mães. Mas quando estão aqui se sentem realizadas, é um momento único porque elas têm livros e brinquedos à disposição, contadores de histórias", comenta Carminha.

“Toda a equipe da pediatria fica muito feliz em receber este espaço. Somos gratos a todos os nossos apoiadores e voluntários, além disso, ter um espaço aberto dentro da brinquedoteca para que os pequenos possam sentir a brisa do dia, ver o raiar do sol, é um sonho”, diz a professora da Classe Hospitalar do Hospital, Muricelia Lopes.

Brinquedotecas e a ONG

Christiano Ramos, fundador da ONG Amigos da Vida, contou como nasceu a ideia de implantar as brinquedotecas em hospitais. Segundo ele, a ideia surgiu porque, enquanto recebia um atendimento, presenciou crianças chorando muito. “Me veio a ideia de criar a brinquedoteca porque enquanto as crianças brincam, as enfermeiras fazem os procedimentos necessários, sem tanto sofrimento, queremos proporcionar bem-estar”, explica Ramos.


Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação