O Distrito Federal amanheceu nublado mais uma vez. Com as características da primavera bem definidas, o brasiliense não vai conseguir escapar das chuvas, do céu nublado e das rajadas de vento nesta terça-feira (13/12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda semana de dezembro segue com o tempo instável.
Por isso, é importante que o cidadão se prepare e carregue na mochila o casaco e o guarda-chuva. Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que, na parte da tarde, as temperaturas aumentam e a umidade relativa do ar diminui, favorecendo as pancadas de chuvas.
“A estação da primavera tem essa característica de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar variando, mesmo com a ocorrência de chuvas. A população fica um pouco confusa quanto a isso, mas essa mistura é o que favorece o tempo chuvoso, e isso não significa que vai ficar frio, mas que em dezembro o brasiliense pode esperar mais chuvas, e em qualquer momento”, explicou Andrea.
A profissional também disse que em novembro choveu mais do que o esperado, e que em dezembro a tendência é que o cenário se repita. “O acumulado que esperamos para dezembro gira em torno de 241 milímetros de chuva, e durante os treze primeiros dias já registramos 137 milímetros em Brazlândia, o que corresponde a 57% do esperado”, ressaltou.
Em relação aos termômetros, o Inmet acrescenta que a mínima chegou aos 17°C na madrugada, enquanto na parte da tarde, a máxima pode chegar aos 30°C. No DF, a umidade fica entre 40% e 95% ao longo do dia.
Saiba Mais
- Cidades DF Previsão é de chuva e alagamento durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
- Cidades DF Chuva, frio ou calor: saiba como será o mês de dezembro no DF
- Cidades DF Dia com sol no DF? Só em parte da manhã. Previsão é de temporais
- Cidades DF Programe-se! Saiba se vai chover durante o jogo do Brasil x Croácia desta sexta
- Cidades DF Prepare o guarda-chuva: semana no DF terá pancadas de chuva e ventos fortes
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.