Tragédia

Neoenergia se pronuncia em torno da tragédia dos jovens mortos na Ceilândia

Neoenergia aponta, em nota à imprensa, possíveis causas para o rompimento de fio que ocasionou três mortes na Ceilândia: quedas de raios, ventos fortes e "outros fatores externos"

Ricardo Daehn
postado em 11/12/2022 22:24
 (crédito: Reprodução/Arquivo Pessoal/G1)
(crédito: Reprodução/Arquivo Pessoal/G1)

Uma série de esclarecimentos formulados pela Neoenergia foram divulgados em nota para a imprensa, na noite deste dominigo (11/12). No comunicado a empresa destaca como "acidente" o  ocorrido na QNP 24 (Ceilândia), na última sexta (9/12), e que resultou na morte de dois adolescentes e uma criança. A distribuidora destaca os dados sobre a manutenção da rede elétrica no local, num circuito onde houve o rompimento do cabo, e que compreende 19 km. Uma inspeção teria sido realizada em agosto passado, com equipamentos de termovisão, com indicação de pontos onde a manutenção seria necessária. "Todos os pontos identificados com risco à segurança foram corrigidos", segundo o informe.

O documento enumera prováveis causas para a tragédia, que segue com causas em apuração. "Até este momento, aponta como prováveis causas as quedas de raio, ventos fortes, grande volume de chuvas e outros fatores externos que podem ter levado ao rompimento do cabo de energia em questão, quando havia condições climáticas adversas", pontua o texto enviado à imprensa.

Contrariando informações de populares, que relataram reiterados chamados feitos há cerca de seis meses, a nota pontua os atendimentos ofertados na região. "Em 2022, nas proximidades da região, ocorreram somente três chamados para manutenção em componentes da rede de média tensão. Todos os atendimentos foram concluídos no mesmo dia da solicitação com a realização dos serviços necessários, conforme as regras de segurança para o setor de energia", destaca o texto.

Prestar apoio "aos familiares dos irmãos Kelvin e Karina e de Sophia" é dado como prioridade, no comunicado. Além da cobertura das despesas funerárias, foram disponibilizados profissionais para assistências sociais e psicológicas, no suporte de familiares. Os três parentes mortos — Kelvin, Karina e Sophia — tiveram os corpos sepultados, neste domingo (11/12), no Cemitério Campo da Esperança de Planaltina. Recapitulando o acionamento pelo Corpo de Bombeiros na última sexta, a Neoenergia diz ter atuado, de pronto, o desligamento da energia da quadra QNP 24, após um cabo de energia de média tensão se romper atingindo três vítimas. Uma equipe técnica esteve no local, a fim de eliminar os riscos para a população.

O cenário da ocorrência é descrito no material divulgado pela companhia. "Havia um grande volume de chuvas e a incidência de descargas atmosféricas na rede de energia. Os ventos chegaram a 50km por hora na região",  descreve-se. Em todo o DF, segundo a nota, foi constada a incidência de aproximadamente 3 mil raios, que atingiram o solo, ao longo do dia da ocorrência. Teria sido o maior registro de incidência de raios, em um único dia, nos últimos quatro anos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação