Assistência Social

Jantar natalino reúne famílias que vivem em abrigos do Distrito Federal

Iniciativa da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a celebração ocorreu na Residência Oficial e contou com apoio de diversos órgãos ligados ao governo

Correio Braziliense
postado em 10/12/2022 00:00 / atualizado em 10/12/2022 00:00
 (crédito: Renato Raphael/Sedes)
(crédito: Renato Raphael/Sedes)

Cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade que moram em unidades de acolhimento geridas pelo governo do Distrito Federal participaram de um jantar natalino na noite dessa quinta-feira (8). Uma celebração repleta de emoção que integrou famílias moradoras de casas de passagens de Taguatinga, do Guará e de São Sebastião.

“Na noite do dia 25, todos nós vamos nos reunir com as pessoas que mais amamos em nossas casas. Porém, muitas dessas famílias nunca tiveram a oportunidade de um jantar de Natal”, lembra a primeira-dama. “O que fizemos aqui hoje foi oferecer aconchego, acolhimento, carinho e amor a quem mais precisa”, completa Mayara Noronha Rocha, que foi secretária de Desenvolvimento Social ao longo dos dois últimos anos e atuou diretamente na ampliação de vagas de acolhimento por meio da implantação dessas e de outras unidades.

De acordo com ela, que foi idealizadora do evento, a data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Família. “Foi uma forma de exaltar essas mães e esses pais que superaram todas as dificuldades e as adversidades para manterem-se unidos”, destaca Mayara.

Uma das famílias acolhidas é de Layane Cristina, de 36 anos. Ela mora na casa de passagem de Taguatinga há cerca de seis meses com cinco filhos e uma neta. “Foi um momento muito prazeroso para eles e para mim, pois não temos condições de sair, levar a shoppings ou a parques”, conta.

Com um cardápio típico da época com direito a farofa, salpicão e afins, tudo feito com muito carinho, o jantar ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras e contou com o apoio de diversos órgão. O Corpo Militar de Bombeiros do DF cuidou do transporte das famílias, o jantar e a distribuição dos presentes para mais de 40 crianças apenas foi possível por meio de doações de empresas parceiras do Governo do Distrito Federal.

Além da primeira-dama, a celebração contou com a presença do vice-governador Paco Britto; da vice-primeira-dama do DF e da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“É uma gestão em que ampliamos em cerca de 600 a quantidade de vagas de acolhimento, abrimos novas unidades e intensificamos o atendimento a esse público por meio do chamamento de novos servidores. A ideia é fortalecer cada vez mais a atenção às famílias da nossa cidade”, resume Ana Paula Marra.

Nosso Natal

O jantar natalino da noite dessa quinta-feira foi o primeiro de uma série de três eventos do Governo do Distrito Federal com foco prioritário nas famílias do DF. Nos próximos dias, ocorre uma ação de lazer em local a definir e o desfecho é o tradicional almoço com cardápio especial nos 14 Restaurantes Comunitários, com data a ser divulgada nos próximos dias.

“Nesta edição, o objetivo é valorizar nossas equipes de trabalho dos restaurantes. Chefs, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas, vigilantes, gerentes e demais integrantes. Ou seja, profissionais que, ao longo dos últimos anos precisaram se reinventar para oferecer um serviço contínuo e de qualidade à população”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ao lembrar das mais de 8 milhões de refeições servidas nessas unidades ao longo de 2022.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação