Copa do Mundo

Em meio a tristeza brasiliense, torcedora croata se destaca e faz a festa

A eliminação do Brasil na Copa do Mundo, após derrota nos pênaltis para a Croácia, deixou grande parte dos torcedores da cidade com um gosto amargo de decepção. Mas, em meio a uma legião verde-amarela, uma torcedora fez a festa

Júlia Eleutério
Arthur de Souza
José Augusto Limão*
postado em 10/12/2022 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A comemoração pelo hexa foi adiada. De novo causada por um time europeu, a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo do Catar, nas quartas de final, pela Croácia. Se a esmagadora maioria dos torcedores que vivem no Distrito Federal ficaram decepcionados com o resultado, no Sudoeste, foi possível observar um ponto vermelho e branco que estava muito contente com o placar final, em meio à multidão verde-amarela.

Em uma mesa de bar multinacional, Mariana Taube, 45 anos, era a única croata presente no local. Caracterizada com as cores do país europeu, ela contou que não teria tempo ruim no jogo de ontem. "Estou torcendo pela Croácia, mas se o meu país for eliminado, vou ficar feliz pelo Brasil e vibrar pelos sul-americanos até a final", afirmou, quando a partida ainda estava no início. Na prorrogação, Mariana Taube se rendeu ao nervosismo e ao calor, gerados pela tensão do jogo, e tirou o "turbante" feito com a bandeira do Brasil.

Depois da partida, quando a Croácia venceu a disputa de pênaltis, ela não conseguiu segurar as lágrimas, que misturaram o vermelho e o branco que cobria o seu rosto. Emocionada com a classificação, a croata afirmou não esperar mais nada da seleção, a partir de agora. "Naturalmente, espero e vou torcer para que eles avancem até final, mas, para mim, está tudo perfeito. A tarefa foi cumprida", avaliou. A ideia de pintar o rosto nas cores da bandeira croata veio de uma integrante do grupo de colegas, Yolanda Boiger, 57. A peruana disse que levou cerca de meia hora para preparar a amiga. "Depois, quando ela (Mariana) se viu no espelho, ficou contente com o resultado. Faço isso com todo o meu coração, pois quero muito ver a felicidade dela", comentou.

O grupo internacional — que contava com japoneses, peruanos, tailandeses, entre outras nacionalidades — se reuniu para acompanhar o jogo a pedido da acupunturista Mara Beatriz, 48. Única brasileira da mesa, ela contou que foi a primeira vez que os amigos, que se conhecem há pouco tempo, decidiram se reunir para assistir a uma partida desta Copa do Mundo. Após o apito final, Mara se mostrou conformada com o resultado. "O importante foi o momento de confraternização. Mariana chegou sozinha para torcer pela Croácia, e todos nós ficamos felizes por ela", disse. "O coração ficou dividido: triste pela eliminação, mas alegre pela minha amiga. Acho que o resumo é esse", frisou.

 A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação   de seu país
A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação de seu país (foto: Carlos Vieira/CB)

Frustração

Do lado da maioria da torcida, a eliminação do Brasil deixou um único sentimento estampado nos olhares dos brasilienses: a frustração. No Estádio Mané Garrincha, os torcedores se reuniram na arquibancada do evento Ginga para acompanhar os lances. Entre erros de passes, jogadas truncadas e chances de gol, a torcida vibrava, mas os pênaltis defendidos pelo goleiro croata tiraram a Seleção da competição mundial após 120 minutos de bola rolando.

Sentado na cadeira do estádio, cabisbaixo e desconsolado, o estudante Pedro Egger, 20, custava a acreditar na eliminação do Brasil. "Faltou jogar mais. Senti que os jogadores estavam com dificuldade de criar chances, e a gente não conseguiu usar as nossas principais armas ofensivas", avaliou o morador do Lago Norte. O jovem torcedor, que nasceu no ano em que a Seleção Brasileira conquistou o último título mundial, contou que estava com a expectativa bem alta. "Esse time estava muito bom, cheio de craques. A derrota abala muito a gente, queria que o Brasil fosse hexa, mas dessa vez não deu", disse o rapaz, entristecido.

Encostado em um das pilares do estádio, o personal trainer Lucas Sampaio, 30, não conseguia disfarçar a desolação. "Fica o sentimento de tristeza e decepção, pois acho que a gente poderia ter conseguido (a classificação). Chegamos tão perto, fizemos o gol na prorrogação e na raça, como é comum aos brasileiros. É uma sensação de frustração. Estava nas nossas mãos. Foi doído", lamentou o morador de Vicente Pires. Após a queda da Seleção Brasileira nas quartas de final, Lucas já sabe para quem vai torcer daqui para frente. "Minha torcida agora vai para Portugal. Nunca ganhou e está jogando bem. Melhor do que a Argentina e a França", cravou o personal trainer. A seleção de Cristiano Ronaldo joga hoje contra o Marrocos, em busca de uma vaga na semifinal da competição.

Valorização

A queda em mais uma Copa do Mundo também mexeu com o coração de muitos torcedores que acompanharam o jogo em um bar da 410 Sul, e não foi diferente com Itamar Santana, 42. Ele comentou que não é nada fácil aceitar a eliminação, mas valorizou o esforço dos jogadores que, segundo o torcedor, lutaram até o último momento. "Copa do Mundo é decisão! Em cada jogo, não tem outra palavra, tem que estar com a concentração lá no alto, qualquer vacilo pode ser fatal. A seleção jogou com toda dedicação e garra, faz parte do futebol (a derrota)", analisou o morador da Asa Sul.

O servidor público lamentou a atuação do atacante Rodrygo, que perdeu o pênalti decisivo. "É preciso maturidade nesse momento. Perder o primeiro pênalti é sempre ruim, mas tenho certeza que ele tem cabeça para superar isso. Seu futuro no futebol será brilhante, perder é do futebol, independentemente de qualquer coisa'', narrou. Mesmo após a eliminação da Seleção, Itamar disse que vai continuar acompanhando o restante da competição.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação 
de seu país
    A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação de seu país Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  •  A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação 
de seu país
    A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação de seu país Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  •  A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação 
de seu país
    A torcedora croata Mariana Taube se emocionou após a classificação de seu país Foto: Carlos Vieira/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação