REGIÕES ADMINISTRATIVAS

Taguatinga ganha rede cidadã para preservar praças e conectar moradores

O objetivo da associação é preservar espaços públicos e reconectar os moradores. O coletivo beneficia a Praça o DI, o Parque União, o Taguaparque e o Parque Boca da Mata

Jéssica Andrade
postado em 06/12/2022 14:59 / atualizado em 06/12/2022 15:06
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O mês de novembro foi marcante para os moradores de uma das regiões mais cosmopolitas e desenvolvidas de Brasília: foi aprovado o estatuto da Rede Cidadã de Taguatinga (Recita). Também foram eleitos os conselhos gestor e fiscal da organização, criada com o objetivo de preservar as praças e reconectar os moradores da Região Administrativa e circunvizinhanças.

O coletivo beneficia a Praça o DI, o Parque União, o Taguaparque e o Parque Boca da Mata. Além de cuidar desses espaços públicos, a Recita visa contribuir para que as pessoas se reconectem umas com as outras, com a cultura da região, com o desenvolvimento econômico, o meio ambiente, com a memória e identidade da cidade.

Segundo o presidente da organização, Felipe Resende, a Recita é, literalmente, como uma rede, sendo os nós dessa rede os espaços públicos. “Em cada ponto, já há pessoas cuidando das coisas. Então, a Recita está unindo grupos que já existem, dando estrutura e fazendo as conexões entre as pessoas que têm os mesmos pensamentos", afirma o jovem.

Em concordância com Felipe, o vice-presidente do projeto, Júlio César Carneiro, ressalta que o foco da associação está nas pessoas e no meio ambiente. “Não basta resgatar as praças, se as pessoas não quiserem se encontrar e formar comunidades. A rede cidadã é isso, ajudar as pessoas a serem cidadãs que saibam conviver e interagir entre si, que tenham responsabilidade não só de preservar a área pública, mas de ter relações humanas e a fraternidade como categoria sociopolítica”, diz Carneiro.

 

Membros dos conselhos gestor e fiscal da Rede Cidadã de Taguatinga
Membros dos conselhos gestor e fiscal da Rede Cidadã de Taguatinga (foto: Divulgação/Recita)

A reunião em que o documento foi aprovado contou com a participação de mais de 50 pessoas comprometidas com a cidade, sendo a maioria delas jovens cidadãos. O Conselho conta com seis membros, sendo três gestores e três fiscais.

Desafios e participação

Taguatinga é uma Região Administrativa do Distrito Federal com forte desenvolvimento econômico, que abriga grandes centros comerciais e que gera uma grande variedade de empregos, atraindo as populações próximas. Apesar de ser conhecida pelo comprometimento dos moradores com a cidade e de ser considerada uma das regiões mais ricas, enfrenta grandes problemas, que a Recita pretende enfrentar.

Ao longo da preparação do estatuto da associação, algumas necessidades tornaram-se relevantes para favorecer o foco nas pessoas e na conexão entre elas, a começar pela acessibilidade das calçadas, da qualificação dos espaços públicos para a convivência social, da valorização da cultura e da memória coletiva, da participação nos conselhos comunitários e da educação para uma cidadania participativa e corresponsável.

Para contribuir com a evolução da cidade, a interação entre os moradores e a preservação do meio ambiente local, a Recita aposta na responsabilidade e na resiliência dos cidadãos.

A associação está aberta a todos que queiram trabalhar para o bem comum e ajudar a cidade a se desenvolver em função dos valores da civilidade, sejam moradores ou não. “Não exigimos que a pessoa se apresente como morador, mas quem vem estudar, trabalhar entra no processo. Ela é bem aberta. A compensação é uma educação cidadã, a fraternidade para nós é a fraternidade universal. Todos são bem-vindos”, enfatiza Júlio César Carneiro.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação