O Encontro de Narrativas é direcionado para professores do ensino superior, da educação básica e do processo de formação. A terceira edição do evento tem como objetivo promover justiça epistêmica e cognitiva e difundir práticas e saberes para o enfrentamento do racismo e do eurocentrismo nos campos da educação, ensino, artes, pesquisa e produção de conhecimento. As sessões e oficinas terão início nesta segunda-feira (05/12) e irão até (07/12), na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com os organizadores, o Encontro de Narrativas tem se tornado um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos especialmente aqueles provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo, bem como de reconhecimento e visibilidade positiva dos sujeitos que os produzem, dentre os quais se destacam intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência.
A coordenadora geral do projeto, professora Ana Tereza Reis, informa que o evento é aberto ao público e com inscrições gratuitas. É uma parceria com as redes de pesquisa da UnB e com outras universidades do Brasil e do exterior, como GIASE/UV/México, Núcleo Takinahak/UFG, GEPHADA /UFS. O Narrativas conta também com a colaboração do Sinpro-DF, da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade da Brasília (AAIUnB), CONAQ, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
Programação
A programação vai reunir partilhas de pessoas convidadas como as oficinas conhecimento na prática, com multiplicidade de vivências decoloniais, os conservatórios, que reúnem pessoas que desejam experienciar uma troca de saberes como fio condutor da educação. Além disso, haverá momentos coletivos, sessões ritualísticas conduzidas por indígenas, mestres e mestras do conhecimento tradicional e de matriz afrodescendente.
Inscrições
Mais informações no site do evento.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.