transporte

Leandro Grass quer explicações sobre o aumento de passagens do Entorno do DF

As portarias 176 e 177 anunciaram reajuste entre 25,12% e 26,45% nas tarifas de mais de 400 linhas de ônibus coletivo interurbano

Correio Braziliense
postado em 03/12/2022 17:24 / atualizado em 03/12/2022 17:24
 (crédito: ônibus entorno)
(crédito: ônibus entorno)

O deputado distrital Leandro Grass (PV-DF) solicitou por meio de ofício, na sexta-feira (02/12), informações à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal sobre o aumento de passagens das linhas de ônibus do Entorno. O documento pede providências sobre o aumento para os quais não teria havido justificativa clara por parte do governo. De acordo com o deputado, o documento foi encaminhado também ao Ministério Público do DF (MPDFT) e ao Tribunal de Contas (TCDF).

Para o parlamentar, os reajustes terão um impacto no bolso de aproximadamente 175 mil pessoas que utilizam o transporte entre o DF e o Entorno diariamente. “Considerando o período de pandemia, o índice inflacionário do período, que tem corroído a remuneração dos trabalhadores do Distrito Federal e Entorno, bem como o baixo percentual de recomposição real das remunerações, tais medidas representam um aumento no custo de vida da população local que impactará, sobremaneira, nas obrigações de cada um”, argumenta.

Informações sobre as portarias

As portarias 176 e 177 foram publicadas na sexta-feira (02/12), no Diário Oficial do DF, e anunciaram um reajuste entre 25,12% e 26,45% nas tarifas de mais de 400 linhas para o Entorno. O deputado informa que a Secretaria não divulgou o cálculo utilizado para definir os percentuais e se o DF subsidia alguma parte das tarifas e quanto isso representa por mês e ano.

Leandro Grass questiona também sobre quais custos o DF terá com os contratos de permissão e de delegação que envolvem as linhas para o entorno e se a secretaria tem como calcular quantas pessoas deixarão de utilizar o transporte por não conseguirem pagar a passagem. O deputado quer saber se o sindicato dos trabalhadores rodoviários foram comunicados sobre o aumento. “Observe-se o fato de que o referido reajuste impactará, sem sombra de dúvidas, e de forma mais acachapante, em prejuízo aos trabalhadores e a pequenos e médios empresários, além de afetar toda a cadeia econômica do Distrito Federal”, considera.

Leandro Grass solicita que os órgãos tomem providências cabíveis acerca do controle de legalidade das portarias e do controle das finanças públicas do Distrito Federal.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação