Seja para conhecer os parques da Disney, a calçada da fama de Hollywood e as noites incríveis de Nova Iorque e Las Vegas, viajar para os Estados Unidos está nos planos de muitos brasileiros. No entanto, além dos custos, os potenciais viajantes esbarram em uma outra condição: a demora para tirar o visto de turismo. De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, no Distrito Federal, o tempo de espera para conseguir um agendamento nos postos diplomáticos tem sido de 427 dias.
O cenário se espalha em todo o país. Em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera para se conseguir o agendamento para solicitar o visto de turismo, pela primeira vez, hoje, é de 484 dias. No Rio de Janeiro, é de 428 dias.
“Nossa expectativa é de que esse tempo de espera continue elevado durante 2023. Por isso, quem está planejando viajar para os EUA têm de se planejar com antecedência”, detalhou a assessoria de imprensa da consultoria jurídica para assuntos de imigração AG Immigration Group.
A espera refere-se a quem está na primeira tentativa de visto B1/B2 — para negócios e turismo. Entre abril de 2020 e outubro de 2021, foram emitidos 4.055 autorizações de entrada nos EUA. Com a reabertura das fronteiras do país norte-americano, em 8 de novembro do ano passado, o calendário de entrevistas para obtenção do documento foi rapidamente preenchido, principalmente pela retenção gerada pelo fechamento dos consulados americanos no Brasil por conta da pandemia da covid-19.
Já os estudantes de intercâmbio que vão tirar o visto pela primeira vez, a espera é de 2 a 10 dias para o dia da entrevista, a depender do consulado. Para quem está renovando o visto, a entrevista com o oficial consular tem sido dispensada, o que reduz o tempo da espera.
“Temos observado que os oficiais consulares têm se dedicado bastante para reduzir essas longas filas de espera. Há alguns meses, aliás, o Consulado do Rio de Janeiro já havia zerado a fila de vistos imigratórios, que são aqueles que concedem o green card, para quem quer morar nos EUA”, explicou a assessoria.
Tempo de espera em algumas capitais
- São Paulo: 484 dias
- Rio de Janeiro: 428 dias
- Brasília: 427 dias
- Recife: 365 dias
- Porto Alegre: 289 dias
Eleições
Após o resultado das urnas, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente da República, a procura de brasileiros por obtenção de vistos e cidadania para países do exterior, especialmente da Europa, além dos Estados Unidos, cresceu 10 vezes em relação ao período anterior ao segundo turno. As informações são de um levantamento feito por uma consultoria especializada no assunto.
Antes das eleições, a média de contatos dentro da consultoria Aquila Oxford Group, por dia, era de 100 ligações. Na última semana, ou seja, durante os cinco dias após o domingo do segundo turno, essa média subiu para 1.000 ligações por dia. As informações foram repassadas pela consultoria ao Correio.
*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti
Saiba Mais
- Cidades DF MP Eleitoral recomenda que TRE-DF reprove contas de campanha de Bia Kicis
- Cidades DF Confirmado paciente com varíola dos macacos após 7 dias sem diagnósticos
- Cidades DF Saúde divulga o registro de mais 1,4 mil casos de covid-19
- Cidades DF Vinicius Fragoso toma posse e torna-se o conselheiro-substituto do TCDF
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.